HISTORIA DO AVIÃO
O sonho de voar remonta, para o
ser humano, desde a pré-história. Muitas lendas, crenças e mitos da antiguidade
envolvem ou possuem fatos relacionados com o voo, como a lenda grega de Ícaro.
Acredita-se que Arquitas de Tarento, filósofo e matemático da Grécia Antiga
tenha construído uma máquina voadora por volta do ano 400 antes de Cristo.
Leonardo da Vinci, entre outros
inventores visionários, desenhou um avião, no século XV. Com o primeiro voo
feito pelo homem (Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent
d'Arlandes) num aeróstato (aeronave mais leve que o ar), um balão, o maior
desafio tornou-se a criação de um aerodino (máquina mais pesada do que o ar),
capaz de alçar voo por meios próprios.
Anos de pesquisas por muitas
pessoas ávidas do tão sonhado voo produziram resultados fracos e lentos, mas
contínuos. Em 28 de agosto de 1883, John Joseph Montgomery tornou-se a primeira
pessoa a fazer um voo controlado em uma máquina mais pesada do que o ar, em um
planador. Outros aviadores que fizeram voos semelhantes naquela época foram
Otto Lilienthal,[4] Percy Pilcher[5] e Octave Chanute.
No começo do século XX foi
realizado o primeiro voo numa máquina mais pesada do que o ar, capaz de gerar a
potência e sustentação necessária por si mesmo. Porém, isto é um facto
polémico, já que Santos Dumont é creditado no Brasil e em diversos países como
o responsável pelo primeiro voo num avião.
Todavia, em outras partes do
mundo, o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wilbur e Orville Wright
de origem estadunidense, sendo a exceção a França, onde o crédito é dado a
Clément Ader; os voos deste, efetuados em 9 de outubro de 1890,[6][7][8] no
entanto, são ignorados pelo resto do mundo por terem sido realizados em segredo
militar e só revelados muitos anos depois.[9][10][11]
É curioso notar que, apesar de
não ser reconhecido como o pai da aviação, o nome dado por Ader à sua invenção,
"avion" (avião em francês), é usado em todas as línguas latinas para
designar o aparelho mais pesado que o ar
As guerras na Europa, em especial,
a Primeira Guerra Mundial, serviram como palco de testes para o uso do avião
como armamento. Primeiramente visto por generais e comandantes como um
"brinquedo", o avião provou ser uma máquina de guerra capaz de causar
sérios estragos nas linhas inimigas. Na Primeira Guerra Mundial, grandes ases
surgiram, dos quais o maior foi o alemão Barão Vermelho. Do lado aliado, o ás
com a maior quantidade de aeronaves abatidas foi René Fonck da França.
Após a Primeira Guerra Mundial,
os aviões passaram por inúmeros avanços tecnológicos. Os primeiros voos
comerciais foram realizados entre os Estados Unidos e o Canadá, em 1919. Em
1919, os britânicos John Alcock e Arthur Whitten Brown realizaram a primeira
travessia transatlântica em um avião. Associando-se a Artur Sacadura Cabral,
Gago Coutinho realizou em 1921 a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
João Ribeiro de Barros foi o primeiro nas Américas a realizar uma travessia
aérea transatlântica, em 28 de abril de 1927. Charles Lindbergh tornou-se a
primeira pessoa a cruzar o Oceano Atlântico num voo solo sem escalas, em 20 de
maio de 1927. O motor a reação estava em desenvolvimento na década de 1930,
sendo que aviões a jato militares já estavam operando na década de 1940.
Aviões a jato fazem uso de
motores para gerar o impulso necessário para fazer o avião decolar. Os aviões
desempenharam um papel fundamental na Segunda Guerra Mundial, tendo presença em
todas as batalhas mais importantes e conhecidas da guerra, especialmente nas
batalhas do Pacífico e no Dia D. Também constituíam parte essencial de várias
das novas estratégias militares da época, como a Blitzkrieg alemã ou os
porta-aviões americanos e japoneses. Neste período surgiram outras inovações,
como o Horten Ho 229, a asa voadora dos irmãos Horten.
Em outubro de 1947, o americano
Chuck Yeager, no seu Bell X-1, foi a primeira pessoa a ultrapassar a barreira
do som. O recorde mundial de velocidade para um avião de asa fixa tripulada é
de 7297 km/h, Mach 6,1, da aeronave X-15. Durante o bloqueio de Berlim, aviões,
tanto militares quanto civis, continuaram a alimentar Berlim Ocidental com
suprimentos, em 1948, quando o acesso a suprimentos via ferrovias e estradas à
cidade, completamente cercada pela Alemanha Oriental, foi bloqueado, por ordem
da União Soviética.
O primeiro jato comercial, o De
Havilland Comet, foi introduzido em 1952, e o primeiro jato comercial de
sucesso, o Boeing 707, ainda na década de 1950. O Boeing 707 iria
desenvolver-se posteriormente no Boeing 737, a linha de aviões de passageiros
mais usada do mundo, no Boeing 727, outro avião de passageiros bastante usado,
e no Boeing 747, o maior avião comercial do mundo até 2005, quando foi superado
pelo Airbus A380.
Em 1962, o North American X-15
pilotado por Robert White tornou-se o primeiro avião à chegar a termosfera, a
uma altitude de 95.936 metros, o X-15 também foi a primeira aeronave
hipersônica, conseguindo atingir uma velocidade 5x maior que a do som. O
primeiro avião supersônico comercial do mundo foi o Tupolev Tu-144, seu
primeiro voo foi em 31 de dezembro de 1968, ele também é o maior avião
supersônico já construído.
Em 1988, como parte do programa
espacial soviético para transporte de ônibus espacial e de carga, é lançado o
Antonov An-225, o maior avião já construído, capaz de transportar 250
toneladas.
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