Mulheres na Mesopotâmia
Os legados culturais deixados ao mundo
contemporâneo pelas civilizações que viveram na Mesopotâmia são muitos e
significativos. Alguns exemplos desses legados são: a invenção da roda, das
cidades, da escrita cuneiforme e do primeiro código de leis da história da
humanidade.
Documentos históricos do período da civilização mesopotâmica, que remontam a 3.500 anos a.C., chamaram nossa atenção para as características das mulheres que viveram naquele período na Mesopotâmia. Neste texto, perceberemos que várias características das mulheres da Antiguidade estão presentes nas mulheres do Oriente Médio atual.
Estudiosos do século XX, especialistas nas civilizações da Mesopotâmia, encontraram diversos documentos históricos da Antiguidade que demonstram como as mulheres mesopotâmicas se vestiam. Além disso, ressaltaram as diferentes formas de se vestir entre as mulheres, demonstrando as diferenças sociais presentes naquela civilização.
Nas ruas das cidades-estados da Mesopotâmia poderiam ser encontradas mulheres usando vestidos longos até os pés, com véus cobrindo seus rostos. Essa tradição é encontrada na atualidade do Oriente Médio.
Na Antiguidade existiam mulheres que não cobriam o rosto. As escravas, criadas e prostitutas eram proibidas de cobrir seus rostos; se o fizessem seriam duramente castigadas com chibatadas. As diferenças sociais eram ressaltadas nos modos de se vestir.
A grande maioria das mulheres na Mesopotâmia não tinha muita escolha: ou se casavam ou tornavam-se concubinas. Outra escolha era tornar-se sacerdotisa e dedicar a sua vida à religião.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/mulheres-na-mesopotamia.htm
Comentários
Postar um comentário