GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992 - 1994)


GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992 - 1994)

Muitos dos problemas econômicos do país ainda não haviam sido solucionados quando Itamar Franco assumiu a Presidência. A necessidade de combater a in ação e de gerar crescimento econômico tomou conta dos meses iniciais do governo, que contava com substancial apoio do PSDB, partido criado ainda na década de 1980 como uma dissidência do PMDB.

Esse apoio possibilitou a entrada de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e acadêmico, na direção do Ministério da Fazenda, criando um novo plano para combater a in ação. O projeto passou a ser conhecido como Plano Real. Seu objetivo era reduzir a persistente inflação através de um novo padrão monetário que estaria atrelado ao dólar. A chamada URV (Unidade Real de Valor) transformou-se em elemento de conversão monetária estável, que, após alguns meses, foi transformado em uma nova moeda: o real.

Com isso, a inflação foi automaticamente reduzida, já que a política de câmbio fixo mantinha a moeda com o preço atrelado ao dólar. Quando ocorria algum tipo de especulação que levasse ao aumento do preço da moeda norte-americana, o Banco Central vendia dólares de sua reserva para controlar o aumento súbito. Assim, a vinculação da economia a uma moeda forte reduzia a inflação.

O sucesso do plano só foi possível graças ao controle dos gastos públicos, ao fluxo de capital estrangeiro, obtido pelos setores públicos e privados, e a um crescimento da economia nacional, que permitia uma boa arrecadação pelo governo brasileiro. Os aspectos negativos foram o aumento dos gastos com importações, devido ao baixo valor do dólar, gerando problemas estruturais na balança comercial brasileira, e a dependência do cenário econômico internacional, que poderia provocar a redução da vinda de recursos para a nossa economia, como ocorreu durante as crises do México e dos Tigres Asiáticos, na década de 1990.

A solução encontrada nesses momentos foi a elevação da taxa de juros para atrair o capital de risco para o Brasil, o que acarretou um expressivo aumento da dívida pública do país. O Governo Itamar Franco também foi marcado pela confirmação do presidencialismo como forma de governo, em um plebiscito ocorrido em 21 de abril de 1993, previsto na Constituição de 1988.

Quanto à sucessão presidencial, o ministro Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da República ainda no primeiro turno, como consequência do sucesso do Plano Real, derrotando a oposição liderada pelo PT, representada por Luiz Inácio Lula da Silva.

Comentários