HISTÓRIA DA MUSICA ITALIANA (PARTE 1)
A música da Itália tem sido tradicionalmente um dos marcadores culturais da identidade nacional e étnica italiana e ocupa uma posição importante na sociedade e na política. A inovação da música italiana – em escala musical, harmonia, notação e teatro – permitiu o desenvolvimento da ópera, no final do século XVI, e grande parte da música clássica europeia moderna – como a sinfonia e o concerto – abrange um amplo espectro de ópera e música clássica instrumental e música popular extraídas de fontes nativas e importadas.
A música folclórica italiana é uma parte importante da herança musical do país e abrange uma gama diversificada de estilos, instrumentos e danças regionais. A música clássica instrumental e vocal é uma parte icônica da identidade italiana, abrangendo música artística experimental e fusões internacionais de música sinfônica e ópera. A ópera é parte integrante da cultura musical italiana e se tornou um importante segmento da música popular. A Canzone Napoletana - a canção napolitana e as tradições cantautori cantautori também são estilos populares domésticos que formam uma parte importante da indústria da música italiana, ao lado de gêneros importados como jazz, rock e hip hop dos Estados Unidos. A Itália também foi um país importante no desenvolvimento da discoteca e da música eletrônica, sendo a disco Italo um dos primeiros gêneros de dança eletrônica.
A música italiana foi mantida em alta estima na história e muitas peças de música italiana são consideradas alta arte. Mais do que outros elementos da cultura italiana, a música é geralmente eclética, mas única da música de outras nações. Nenhum movimento protecionista paroquial jamais tentou manter a música italiana pura e livre de influência estrangeira, exceto brevemente sob o regime fascista dos anos 1920 e 30. Como resultado, a música italiana manteve elementos de muitos povos que dominaram ou influenciaram o país, incluindo francês, alemão e espanhol. As contribuições históricas do país para a música também são uma parte importante do orgulho nacional. A história relativamente recente da Itália inclui o desenvolvimento de uma tradição de ópera que se espalhou pelo mundo; antes do desenvolvimento da identidade italiana ou de um estado italiano unificado, a península italiana contribuiu para importantes inovações na música, incluindo o desenvolvimento da notação musical e do canto gregoriano.
Comentários
Postar um comentário