CAZAQUISTÃO

CAZAQUISTÃO

O Cazaquistão é a maior nação da Ásia central. Seu nome deriva dos cazaques, um povo que habitava os vastos campos da região. A capital do país é Nursultan. A população do Cazaquistão é de 18.273.000 habitantes (estimativa de 2018) e sua área é de 2.724.900 km2.

O Cazaquistão faz fronteira com a Rússia, a China, o Quirguistão, o Uzbequistão e o Turcomenistão. Também é limitado pelos mares Cáspio e de Aral, no sudoeste. A maior parte do terreno é plana ou montanhosa. A cadeia de montanhas Tien-Chan situa-se ao longo da fronteira com a China.

Os cazaques, uma etnia muçulmana, constituem mais da metade da população. Cerca de um terço dos habitantes são russos. Outros grupos étnicos incluem ucranianos, uzbeques, alemães e tártaros. As línguas principais são o cazaque e o russo. Mais da metade da população vive nas cidades.

A economia do Cazaquistão baseia-se em suas reservas de petróleo e de gás natural. O país também explora minas de ferro, de cobre, de zinco e de ouro. Suas indústrias produzem ferro, aço, produtos alimentícios e maquinaria. Os agricultores cultivam trigo, algodão, verduras e legumes, além de criar animais como ovelhas, cabras e gado.

Durante séculos os mongóis e outros grupos dominaram partes do Cazaquistão. No século XV, chegaram muitos uzbeques. Eles viviam como nômades — ou seja, povos sem moradia fixa — e ficaram conhecidos como cazaques. Os cazaques logo criaram um império na Ásia central.

Por volta de 1848, a Rússia conquistou o território dos cazaques. Em 1920, o Cazaquistão tornou-se parte da União Soviética. O governo soviético forçou os cazaques a se estabelecer em fazendas.

O Cazaquistão declarou a independência em 1991. Nursultan Nazarbayev tornou-se presidente. Ele permaneceu no poder até 2019, e seu governo foi estável por muitos anos. Depois que Nazarbayev renunciou, o nome da capital do país foi mudado de Astana para Nursultan, em homenagem a ele.

 

 

Comentários