LITERATURA BRASILEIRA: QUINHETISMO

QUINHETISMO

Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. Ele engloba a literatura de informação e a literatura de formação, que trazem os primeiros textos produzidos em território brasileiro ou sobre o Brasil, informativos ou de cunho catequizante. Seus principais autores são Pero Vaz de Caminha, Hans Staden, Pe. Manuel da Nóbrega e Pe. José de Anchieta. A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.

O final da Idade Média (476-1453) foi marcado pelo aperfeiçoamento e uso da bússola, na navegação, e da pólvora, na fabricação de armas. Esses fatores deram ao ser humano uma sensação de independência em relação às forças divinas, pois, com tamanho poder, eles se viram capazes de vencer os obstáculos da natureza, atravessar o mar e conquistar novas terras. O uso bússola permitiu o surgimento das Grandes Navegações, já a pólvora fez os europeus invencíveis no domínio das novas terras.

Dessa forma, nos séculos XV e XVI, Portugal buscou expandir os seus domínios. Houve, então, expedições para a África, Ásia e América. Esta, oficialmente, descoberta por Cristóvão Colombo (1451-1506) em 12 de outubro de 1492. Tal descoberta levou espanhóis e portugueses a assinarem o Tratado de Tordesilhas (1494), que dividia o novo continente entre essas duas nações. Assim, em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa chegou ao nosso país, data que ficou, oficialmente, registrada como a descoberta do Brasil.

Apesar do fim da Idade Média e do advento da Reforma Protestante, a Igreja católica ainda detinha grande poder político. A Coroa portuguesa, portanto, tinha o apoio da Igreja e vice-versa.

Com a Reforma Protestante, a Igreja católica empreendeu a chamada Contrarreforma Católica, e uma das medidas adotadas para combater a ameaça protestante foi a criação da Companhia de Jesus pelo padre Inácio de Loyola (1491-1556). Desse modo, os jesuítas foram enviados ao Brasil para catequizar os indígenas, ou seja, converter os nativos ao catolicismo.

https://www.portugues.com.br/literatura/quinhentismo.html#:~:text=Quinhentismo

 

Comentários