HISTÓRIA DO ESQUI (ESPORTE)

ESQUI

Embora não seja possível precisar quando surgiu a esquiagem, evidências históricas apontam que a locomoção na neve usando esse tipo de instrumento ocorria há pelo menos 8000 a.C. Entre essas evidências, encontram-se relíquias encontradas no pantanal de Hoting (Suécia), pinturas das ilhas de Rodoy (Noruega) e também esquis na Finlândia, por exemplo. Assume-se, portanto, que essa prática tenha se originado da necessidade de deslocamento sobre a neve.

 

A modalidade é praticada competitivamente e também para lazer, sendo uma atividade ágil e divertida, o que chama a atenção de potenciais praticantes. Assim, o esporte consiste em deslizar pela neve utilizando um esqui nos pés. O esqui (equipamento) é composto por duas tiras longas, feitas em madeira ou material sintético, em que são fixados os pés do praticante por um encaixe para botas e correias.

Atualmente, a prática do esqui refere-se a uma modalidade esportiva de inverno, o que faz que não seja popular em países como o Brasil, devido à ausência de neve. Contudo, o esqui também pode ser praticado em ambientes indoor, como o Snowland, em Gramado (RS), e a Estação de Esqui Mont Blanc, em Teresópolis (RJ), por exemplo – locais que recriam as condições climáticas europeias e ofertam a prática.

O esqui começou a ser praticado com caráter esportivo a partir do desenvolvimento de técnicas de corrida por esquiadores noruegueses, no início do século XIX. Assim, no mesmo período, foram propostas as primeiras regras e houve a primeira exibição da modalidade. Isso culminou na expansão do esqui durante a década de 1920, incluindo sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, iniciada na edição (retroativa) de Chamonix 1924.

Enquanto modalidade esportiva, o esqui teve como primeiro método desenvolvido o cross-country. Isso ocorreu com o início das competições da modalidade, na Noruega, durante a década de 1840. Posteriormente, durante a década de 1860, o esporte começou a ser praticado também na Califórnia, culminando, na década seguinte, nas competições de salto.

Atualmente, as competições de esqui são um grande evento dos Jogos Olímpicos de Inverno, sendo disputadas nas seguintes modalidades: Esqui Alpino (desde 1936), Esqui Cross Country (desde 1924), Esqui Estilo Livre (desde 1992) e Salto de Esqui (desde 1924). A seguir, veja as características das duas principais modalidades desse esporte: o combinado nórdico e o esqui alpino.

O combinado nórdico é uma modalidade criada na Noruega no final do século XIX que passou a compor as Olimpíadas logo em sua primeira edição de inverno, em Chamonix 1924. Disputam-se, nessa modalidade, as provas de Esqui Cross Country e Salto de Esqui. O esqui alpino começou a ser praticado nos Alpes, com o intuito de descer montanhas em alta velocidade. Nessa modalidade, há o uso de teleféricos para transportar os praticantes da base até o ponto desejado da pista escolhida, para que então possam descer a montanha esquiando. As botas do esqui alpino são rígidas, de cano longo e totalmente encaixadas nos esquis, proporcionando mais estabilidade para o esquiador durante seu deslocamento.

https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esqui

 

 

Comentários