PALEOLÍTICO INFERIOR

Paleolítico Inferior

A primeira subdivisão desse período é o paleolítico inferior. O que consta aqui é o surgimento dos hominídeos, seres mais parecidos com a forma humana que vão começar a utilizar o que se encontra naturalmente, como pedras e galhos, para sobreviver.

A importância desse momento é a evolução humana, as primeiras formas de hominídeos que são nossos ancestrais. Acidentes naturais os farão perceber importantes ferramentas de sobrevivência como o fogo.

Australopitecos

O primeiro hominídeo ligado a linhagem humana é o Australopitecos. Embora tenham baixa estatura e os braços mais longos para poderem se equilibrar utilizando as mãos, suas características os colocam ligados à nossa origem.  O pelo era fundamental para a sobrevivência, esses homens então tinham o corpo coberto de pelos e eram bípedes, ou seja, andavam como nós. Os homens encontrados dessa categoria tinham em média 1,4 metros de altura.

Uma das coisas mais importantes para a evolução humana é o desenvolvimento do polegar opositor. A nossa mão consegue ter movimentos como a pinça e a garra graças a esse dedo. Isso nos separa significativamente de outros primatas. Os australopitecos são os primeiros a utilizarem o polegar opositor para segurar alimentos e trabalhar ferramentas para a coleta.

A alimentação desses homens é basicamente feita por folhas e frutas, em uma forma de obtenção chamada coleta. Diferentemente da colheita, onde plantamos e depois colhemos o fruto, a coleta é feita em florestas, de árvores que não plantamos, mas que já estavam lá. Os hominídeos aqui são nômades. Os frutos e frutas são sazonais, isto é, só estão disponíveis em determinado momento do ano. Precisavam então se mudar constantemente para que pudessem se alimentar.

Acredita-se que a vida dos primeiros humanos só foi possível pela localização do seu desenvolvimento: na África.

O australopitecos foi encontrado em zonas tropicais da África. O clima tropical não é tão marcado conforme as estações do ano, então não existem invernos rigorosos, nem verões acima do que se pode suportar, por mais que ainda fosse uma média de temperatura abaixo do que conhecemos. É por isso que, nessa condição, ainda vivendo instintivamente, os homens precisaram de um território que os proporcionasse uma condição de vida como a África.

 

Homo habilis

Um passo depois na evolução humana encontramos o homo habilis, do latim “homem hábil”. Os homens já haviam começado a utilizar o polegar para a sobrevivência de forma muito mais complexa que os outros primatas e, nessa fase, isso se desenvolve com maior complexidade. Agora desenvolvemos ferramentas rudimentares feitas de pedra. Por isso vamos ver ainda o termo ‘pedra lascada’.

Esse hominídeo viveu na terra entre 2,4 e 1,6 milhões de anos atrás. O termo que utilizamos para ele, homo habilis, indica essa habilidade de transformação do meio que vive.

Além do nosso corpo em constante mudança, muito se estuda sobre o tamanho do nosso cérebro, o homo habilis esse órgão 50% maior do que o do australopiteco. Esse é um hominídeo que se distancia muito de nós também pela sua estatura. Em média, tinham 1,3 metros.

Homo eretcus

Embora os australopitecos e os homo habilis sejam bípedes, a mão ainda é utilizada como fonte de equilíbrio. O que muda com o surgimento do homo eretcus, que no latim significa “homem ereto”. Esse hominídeo entende que a mão é necessária para a alimentação, manuseio da natureza e fabricação de artefatos. Estes, então, aprenderam a se equilibrar nas suas pernas e dominaram o fogo, então puderam fazer migrações maiores para lugares mais frios e começam a se espalhar pelo mundo.

Os primeiros objetos utilizados eram de ossos e madeira, depois de pedra. Para sua própria proteção e para quebrar cascas de alimentos, os hominídeos inventaram machados com pedras amarradas nas pontas. A principal ferramenta desse período.

Com as lascas que saiam da fabricação dessa ferramenta, eles descobriram formas cortantes. Por isso o nome idade da pedra lascada.

Acredita-se que a descoberta do fogo aconteceu por conta de um acidente natural, possivelmente um raio que caiu e ateou fogo na vegetação. Também é aqui que os homens descobrem o domínio do fogo, importante conquista para sobrevivência.

Provavelmente essa dominação tenha acontecido quando tentavam fabricar ferramentas com a utilização de pedras, pois sabemos que o fogo era conseguido por meio da esfregação de duas pedras, ou de gravetos de árvores.

 

Comentários