ESTRELA DE DAVI


 

ESTRELA DE DAVI

A Estrela de Davi ou Estrela de Seis Pontas, conhecida também como o “Escudo de Davi”, é um símbolo maioritariamente usado pelos seguidores do Judaísmo. É formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos. Ela tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.

Embora sua origem seja desconhecida, diz a lenda que o símbolo teria surgido a partir do escudo do rei Davi, o qual foi o rei mais famoso de Israel. Com o intuito de poupar metal, ele teria ido para a batalha com um escudo feito de dois triângulos forrados com couro. Desta forma, o exército de Davi passou a utilizar o símbolo nos seus escudos acreditando que o mesmo traria proteção. Importa referir que o nome Estrela de Davi vem do hebraico Magen Davi, que significa o "Escudo de Davi". Para muitos historiadores, o símbolo tem origem na palavra Davi, uma vez que no alfabeto hebraico as letras que formam o seu nome têm a forma de triângulo.

No Judaísmo as suas seis pontas somadas ao seu centro representam o número sete, número de importante significado para o Judaísmo. Ao mesmo tempo, a representação da estrutura 3 + 3 + 1 corresponde à Menorá, que é outro importante símbolo da identidade judaica. Foi também com a ascensão do Nazismo (1933-1945) que o símbolo se tornou ainda mais conhecido, pois os nazistas alemães obrigavam os judeus a usarem uma faixa com a figura gravada no braço, para poder identificá-los, remetendo ao preconceito, à exclusão social e ao próprio Holocausto.

 

Comentários