CONTESTADO

CONTESTADO

O movimento do Contestado ocorreu na região Sul do Brasil, entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Como essa área era disputada pelos dois estados da federação, o episódio social levou o nome de Contestado, apesar de os conflitos não envolverem questões de limites regionais.

Esse movimento, iniciado em 1911, está associado à condição de pobreza da população rural, que teve suas terras tomadas no projeto de construção de uma ferrovia por parte de uma empresa norte-americana, a Brazil Railway Company. O governo brasileiro permitiu, além da construção da linha férrea, a exploração da madeira na região por onde passaria a ferrovia, sendo criada ali a maior madeireira do mundo no período, responsável por um considerável desmatamento no local.

As motivações explicitadas para a revolta foram acrescidas de um sentimento religioso fortalecido por um beato conhecido como José Maria, que morreu nos primeiros combates e afirmava ser enviado de João Maria, outro líder messiânico que realizou pregações no Sul do Brasil e falecera por volta de 1908. Diferentemente de Canudos, em que os sertanejos cavam concentrados em um pequeno arraial, a luta em Contestado foi mais complexa, devido à dispersão dos seguidores do movimento por todo o território, fundando as chamadas “monarquias celestes”.

O nome dado aos núcleos de protesto cabe à simpatia ao antigo governo imperial, que havia sido afastado do poder no golpe republicano de 1889. Essa postura de defesa do rei se manifestava através da mística do sebastianismo presente no movimento, que levava os participantes a pregarem a volta do rei português Dom Sebastião, desaparecido no norte da África em 1578. As manifestações populares do Contestado só foram totalmente sufocadas no ano de 1921, sendo utilizados inclusive aviões nos combates contra a população rural.

 

 

Comentários