BULGÁRIA

BULGÁRIA

A República da Bulgária fica na península dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Os turcos do Império Otomano dominaram o país por cerca de quinhentos anos. Sua capital é Sófia. Com área de 111.002 km2, a Bulgária tem 6.973.000 habitantes (estimativa de 2019).

Os montes Bálcãs atravessam o país, enquanto o rio Marica corre pela planície central da Trácia, uma região agrícola. As terras cultivadas, de menor altitude, têm menos umidade que os planaltos. O clima é, em geral, continental, com temperaturas médias no verão e no inverno. Árvores de espécies sempre-verdes (que não perdem as folhas durante o ano) cobrem as encostas das montanhas. As terras mais baixas foram desmatadas para favorecer a agricultura.

Os búlgaros representam 85 por cento da população. Outros grupos importantes, porém minoritários, são os turcos e os ciganos. Os búlgaros são eslavos, e seu idioma é escrito com o alfabeto cirílico. A religião tradicional é um ramo da Igreja Ortodoxa cristã. Mais de dois terços dos habitantes do país moram nas áreas urbanas.

Serviços, obras públicas, indústria e mineração são os setores mais dinâmicos da economia da Bulgária. O país tem jazidas de carvão, ferro, cobre, petróleo e gás natural. As indústrias fabricam produtos derivados do petróleo, maquinaria e roupas. Cerca de um quinto dos búlgaros trabalha na agricultura, no setor de madeira e na pesca. Os maiores rebanhos são os de carneiros, porcos, cabras e vacas. A indústria de perfumes também é forte e por isso é grande o plantio de roseiras, pois o óleo das rosas é usado como matéria-prima.

O território da atual Bulgária pertencia a uma região antiga chamada Trácia. No século I, o Império Romano ocupou essa região. Nos séculos V e VI, os eslavos invadiram a península dos Bálcãs. Os búlgaros, antigo povo do norte do mar Negro, de origem túrquica e iraniana, derrotaram os eslavos e deram seu nome ao país. Por isso, consideram o ano de 681 como o da fundação da Bulgária.

Nos séculos seguintes, os búlgaros e os eslavos fundiram-se em um só povo e se converteram ao cristianismo. Dois impérios búlgaros se sucederam. O Império Bizantino derrotou o primeiro império dos búlgaros em 1018. Em 1185, o Império Búlgaro renasceu, mas foi derrotado pelo Império Otomano, dos turcos muçulmanos, em 1396. Os búlgaros perderam a independência por quase quinhentos anos, mas a maior parte dos habitantes não se converteu ao islamismo.

Uma rebelião contra os otomanos fracassou em 1876. Dois anos depois, com a ajuda dos russos, a Bulgária obteve a independência parcial. Em 1908, o príncipe Fernando, então dirigente do país, declarou a independência total. A Bulgária se envolveu em duas guerras contra outros países dos Bálcãs e também participou das duas grandes guerras mundiais.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a monarquia búlgara caiu. O país se tornou um estado comunista sob a influência da União Soviética. Após a queda do comunismo, realizou eleições livres em 1990 e organizou um regime democrático. Em 2007, a Bulgária entrou para a União Europeia.

 

 

Comentários