BRUNEI

BRUNEI

Brunei é um pequeno sultanato, ou reino islâmico. Situa-se na costa noroeste da ilha de Bornéu, também ocupada pela Malásia e pela Indonésia. Grandes reservas de petróleo e gás fizeram desse país uma das nações mais ricas do sudeste da Ásia. Sua capital e maior cidade é Bandar Seri Begawan. Brunei tem 428.000 habitantes (estimativa de 2017) e área de 5.765 km2.

O mar da China Meridional e Sarawak, um estado da Malásia, formam as fronteiras de Brunei. Sarawak separa Brunei em duas partes. Praias de areia de coral são encontradas na região costeira. O restante do país é montanhoso. O clima é quente e úmido. Ventos sazonais chamados monções trazem chuva pesada. Florestas tropicais com muitos tipos de árvores de madeira dura cobrem o território de Brunei.

Quase dois terços da população é malaia, e cerca de um décimo é chinesa. Outros povos nativos e asiáticos formam a maior parte da população restante. A principal língua é o malaio, mas muitos falam chinês ou inglês. Cerca de dois terços da população é muçulmana. A maior parte dos habitantes do país vive em Bandar Seri Begawan.

A economia de Brunei depende de suas grandes reservas de petróleo e gás natural. Há poucas fábricas fora as de produtos de petróleo. A maioria da população trabalha no setor de serviços ou de construção. Um pequeno número de agricultores cultiva hortaliças, frutas e arroz.

Não se conhece muita coisa sobre a história inicial do país. No começo do século XV, Brunei era um reino independente. No século XVI, controlava quase toda a ilha de Bornéu. No século XIX, a Grã-Bretanha assumiu seu controle. Em 1959, Brunei obteve independência parcial.

Durante a década de 1970, o sultão (rei) usou parte dos lucros da exploração de gás e petróleo para melhorar a vida do povo. Cuidados médicos e educação são até hoje oferecidos gratuitamente para todos os cidadãos. Brunei tornou-se totalmente independente em 1984.

 

 

Comentários