ASSUNÇÃO


 

ASSUNÇÃO

Assunção é a capital e a maior cidade do Paraguai, um país da América do Sul. A cidade fica a quase 1.600 quilômetros de distância do oceano Atlântico, para o qual tem saída através de uma rota fluvial pelos rios Paraguai, Paraná e da Prata. A rota mais curta para o oceano é por terra, até o porto de Paranaguá, no estado do Paraná, no Brasil.

Assunção é o centro econômico do Paraguai. A cidade tem um porto na margem leste do rio Paraguai. A capital processa e embarca a maior parte dos alimentos cultivados em todo o Paraguai, que é um país essencialmente agrícola. As principais indústrias são as de alimentos, bebidas e tabaco, bem como as de produtos químicos, de madeira, de tecidos e de couro. O governo emprega muitas pessoas em Assunção. Muita gente trabalha em atividades ligadas à saúde, ao turismo e ao comércio.

Os índios guaranis ocuparam a região centenas de anos atrás. No século XVI, os espanhóis se estabeleceram entre os guaranis e criaram uma colônia no local. Em 1537, deram o nome de Assunção à cidade. Até o século XVII, ela foi a mais importante cidade colonial espanhola na parte oriental da América do Sul. No ano de 1881, o Paraguai tornou-se independente da Espanha, e Assunção passou a ser sua capital. Ao fim da Guerra do Paraguai (1865-1870), o Brasil assumiu o controle da cidade, mas ela foi devolvida ao Paraguai cerca de dez anos depois.

A população de Assunção é de 526.400 habitantes, e em sua região metropolitana moram 2.183.100 pessoas (estimativas de 2015).

 

Comentários