LOS ANGELES


 

LOS ANGELES

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos (a primeira é Nova York). Ela fica à beira do oceano Pacífico, no sul do estado da Califórnia. A área de Los Angeles é muito espalhada e abrange tanto praias como montanhas. A cidade é famosa pela indústria do cinema, pelas celebridades e pelos dias ensolarados, mas também pela poluição e pelos engarrafamentos no trânsito.

Hollywood, o centro da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, é um distrito de Los Angeles. Muitos filmes e programas de TV são gravados em seus estúdios. Os Estúdios Universal também têm um parque temático ligado ao cinema. O Teatro Kodak sedia a cerimônia anual do Oscar, um importante prêmio de cinema. As celebridades também são homenageadas por meio de estrelas gravadas com seus nomes na Calçada da Fama e pela tradição de imprimir suas mãos, pés e autógrafo no cimento da calçada do Teatro Chinês. A cidade de Beverly Hills, conhecida por ser o lar de astros de cinema e por suas lojas caras, é contornada por Los Angeles. O Centro Musical do Distrito de Los Angeles costuma ter concertos, peças de teatro e espetáculos de dança. No local fica a Sala de Concertos Walt Disney, sede da orquestra da cidade. O Museu Getty exibe uma grande coleção de arte.

A indústria de entretenimento e de turismo é importante para a economia de Los Angeles. O comércio, a assistência à saúde e outros serviços também trazem dinheiro para a cidade. Los Angeles é um grande centro industrial. As fábricas da área processam petróleo e produzem aviões, naves espaciais, brinquedos, vestuário e produtos eletrônicos.

Los Angeles cresceu em volta de uma missão, como eram chamados os assentamentos religiosos espanhóis. Os colonizadores fundaram-na em 1781. Seu comprido nome original era El Pueblo de la Reina de los Ángeles, que significa Vila da Rainha dos Anjos. A cidade foi governada pela Espanha e, mais tarde, pelo México. Em 1846, durante a Guerra do México, o exército dos Estados Unidos se apossou de Los Angeles. A cidade cresceu rapidamente. Sua população passou de cerca de 11 mil habitantes, em 1880, para mais de 1 milhão, em 1930. O crescimento do setor cinematográfico e de outras indústrias atraiu mais gente para lá. No começo do século XXI, Los Angeles ainda era uma das cidades de crescimento mais rápido dos Estados Unidos.

 

Comentários