HENRY FORD

Henry Ford

Empresário e inventor norte-americano

Henry Ford (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford Motor Company. Foi o primeiro a implantar a linha de montagem em série na fabricação de automóveis. Foi um grande inventor, responsável por 161 patentes.

Henry Ford nasceu em Wayne Country, Michigan, Estados Unidos, no dia 30 de julho de 1863. Sua família era descendente de belgas e irlandeses.

A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda do pai, onde trabalhava na manutenção dos motores. Com 16 anos, após a morte da mãe, mudou-se para Detroit, onde trabalhou em uma oficina mecânica.

Mais tarde, estudou Engenharia e passou a trabalhar na Edison Iluminating Company, onde chegou a engenheiro-chefe. Nas horas vagas, planejava construir peça por peça um veículo movido a gasolina. Por volta de 1888, demitiu-se do emprego, decidido a tornar-se fabricante de automóveis.

Nesse mesmo ano, casa-se com Clara Jane Bryant, o casal teve um único filho, em 1893, Edsel Bryant Ford.

Henry Ford instala sua primeira oficina em um subúrbio de Detroit. Era uma oficina precária, mas foi dali que saiu o quadriciclo, que embora rudimentar, consumia pouco combustível e logo achou compradores.

O primeiro passo estava dado, mas dizia Ford: “Minha intenção é produzir um carro grande para comportar uma família inteira, mas ao mesmo tempo pequeno para ser guiado e mantido por uma única pessoa”.

Em 1902, Henry Ford fundou a Ford Motor Co. A nova indústria, trabalhando pelo processo de padronização, lançou em 1903 o seu primeiro carro: o “Modelo A”, de dois cilindros.

O sucesso do carro foi total, choveram encomendas, a fábrica começou a produzir 10 unidades por dia e no fim do ano o balanço da firma registrou grande lucro.

A ideia de expansão logo veio, comprou as ações dos investidores e sozinho passou a fabricar um só modelo: o “Modelo T”, que foi posto no mercado em 1908, ao preço de 850 dólares.

Em 1912, já produzia o “Modelo T”, ou “Ford Bigode” como ficou conhecido, por um preço bem mais barato, restava inventar um modo de montar um carro atrás do outro, sem parar.

Foi exatamente isso que Henry Ford fez, criando a “linha de montagem” – um processo que revolucionou a fabricação de automóveis. Graças à montagem em série, em 1925, um novo Ford ficava pronto em pouco tempo.

Vendo que outras empresas lhe tomavam parcelas do mercado de carros, Henry Ford acelerou ainda mais a sua produção, eliminou os intermediários, adquiriu florestas, minas de ferro e carvão, ferrovias e até uma frota de navios.

A organização Ford tornou-se um verdadeiro império, que em 1928, empregava mais de 200.000 operários, para fabricar 6.000 carros por dia, além de caminhões, tratores, ônibus etc.

Henry Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados.

Henry Ford, que apesar de revolucionário e progressista em diversos aspectos, era também um conservador no sentido administrativo, onde sua palavra era lei.

Em 1927, Henry Ford iniciou a construção de uma empresa para fabricação de pneus, situada no Estado do Amazonas, às margens do Rio Tapajós, em terras cedidas pelo governo.

A Companhia Ford Industrial do Brasil iniciou a derrubada da floresta, em uma grande área, para iniciar a cultura de um seringal para aumentar a produção da borracha.

Ford construiu uma verdadeira cidade com casas para instalar os operários, hospital, igreja, escola, casas para instalação de comércio e uma usina para produção de energia.

O empreendimento instalado no Brasil encerrou suas atividades em 1945, por decisão de Henry Ford II, neto do grande empresário.

Henry Ford faleceu em Dearbon, Michigan, Estados Unidos, no dia 07 de abril de 1947.

 

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