O ROCK AND ROLL
Por se tratar de gêneros musicais
que foram influenciados e influenciam em ritmo acelerado, a delimitação exata
de onde termina o R&B ou o soul e começa o rock and roll é impossível de
ser apontada,[8] mas aceita-se que as "origens" do rock and roll
remontam entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos
gêneros musicais populares na época. Estes incluíram: o gospel, a folk, o blues
- em especial as formas elétricas desenvolvidas em Memphis, Nova Orleans e
Texas - à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues, que se
tornaram conhecidos como a fusão R&B. Também adicionaram-se influências de
country e jazz.
No entanto, elementos de rock and
roll podem ser ouvidos em gravações country da década de 1910 e blues dos anos
1920. Muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e blues
afro-americanos, que, frequentemente, eram relegados à condição de "race
music" (código da indústria fonográfica para estações de rádio de rhythm
and blues) e que raramente eram ouvidos pela corrente majoritária branca.
Poucos músicos negros de rhythm
and blues, notadamente Louis Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots,
alcançaram algum sucesso, embora em alguns casos (como o da canção Choo Choo
Ch'Boogie, de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por
compositores brancos. O gênero western swing da década de 1930, geralmente
tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente
influenciou o rockabilly e o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo,
na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.
O desenvolvimento do rock and
roll foi um processo evolutivo, não há um registro único que pode ser
identificado como inequivocamente "o primeiro" disco de rock and
roll. Candidatos para o título de "primeiro disco de rock and roll"
incluem "Strange Things Happening Everyday" de Sister Rosetta Tharpe
(1944); "Rock Awhile" de Goree Carter (1949);[14] "Rock the
Joint" de Jimmy Preston (1949), que mais tarde foi regravado por Bill
Haley & His Comets, em 1952; "Rocket 88" de Jackie Brenston and
his Delta Cats (na verdade, Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm),
gravada na Sun Records de Sam Phillips em março de 1951,[15] em termos de sua
grande impacto cultural em toda a sociedade em americano e em outros lugares do
mundo, "Rock Around the Clock" de Bill Haley, foi gravada em abril
1954, mas não foi um sucesso comercial até o ano seguinte, é geralmente
reconhecido como um marco importante, mas foi precedida de muitas gravações das
décadas anteriores em que os elementos do rock and roll pode ser claramente
detectados.
Voltando mais algumas décadas, o
rock and roll pode traçar uma linhagem para o distrito de Five Points, em
Manhattan, em meados do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente
rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus (especialmente de
origem irlandesa).
Em 1956, no filme Rock, Rock,
Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo e diz ao público que "Rock and roll
é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz,
ragtime, canções de cowboy, country e folk. Todos contribuíram para o big
beat."
O que deve ser salientado é que,
antes do rock and roll, a música foi categorizada por: raça, nacionalidade,
localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais e até mesmo por religião.
No entanto, com a imensa popularidade e sucesso comercial de Elvis Presley em
1956, o Rock and roll se tornou um objeto angular da indústria musical
americana. Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma.
A palavra rock teve uma longa
história no idioma inglês como uma metáfora para to shake up, to disturb or to
incite (sacudir, perturbar ou incitar). Em 1937, Chick Webb e Ella Fitzgerald
gravaram "Rock It for Me", que incluía na letra o verso So won't you
satisfy my soul with the rock and roll. (Então, você não vai satisfazer a minha
alma com o rock and roll.). Já o termo Rocking era usado por cantores negros
gospel no sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao êxtase
espiritual. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo
sentido, referindo-se pretensamente a dançar e ao ato sexual, como em
"Good Rocking Tonight", de Roy Brown.
O verbo roll era uma metáfora
medieval que significava ter relações sexuais. Durante centenas de anos,
escritores têm utilizado expressões como They had a roll in the hay (Eles
tinham um rolo no feno) ou I rolled her in the clover (Eu transei com ela no
trevo). Os termos eram muitas vezes utilizados em conjunto
(rocking-and-rolling) para descrever o movimento de um navio no mar, por
exemplo, como na canção Rock and Roll, das Irmãs Boswell, em 1934, que apareceu
no filme Transatlantic Merry-Go-Round' (literalmente, Transatlântico Carrossel),
naquele mesmo ano, e na canção "Rockin 'Rollin' Mama", de Buddy Jones
em 1939. O cantor country Tommy Scott se referia ao movimento de um trem na
ferrovia em Rockin e Rollin, de 1951.
Uma versão alternativa às origens
de rocking-and-rolling pode, ainda, remontar aos trabalhadores que trabalhavam
nas ferrovias Reconstruction South. Esses homens cantariam canções na batida do
martelo para manter o ritmo do seu instrumento de trabalho. Ao final de cada
linha em uma canção, os homens balançariam seus martelos para baixo para furar
um buraco na rocha. Os shakers - homens que ocupavam as pontas de aço
perfuradas pelo martelo humano - "balançariam" o prego para frente e
para trás para limpar a pedra ou rolar, girando o prego para melhorar a
'mordida' da broca.
Até então, a frase
rocking-and-rolling ("balançando e rolando"), conforme uma gíria
laica negra que remete a dançar ou fazer sexo, apareceu em gravações pela
primeira vez em 1922, na canção My Man Rocks Me Com Um Steady Roll de Trixie
Smith. Mesmo antes, em 1916, o termo rocking-and-rolling foi usado com uma
conotação religiosa, no registro fonográfico de The Camp Meeting Jubilee,
gravado por um quarteto masculino desconhecido.
Em 1934, a canção "Rock and
Roll" por Boswell Sisters apareceu no filme Transatlantic Merry-Go-Round.
Em 1942, o colunista da revista Billboard, Maurie Orodenker começaram a usar o
termo "rock-and-roll" para descrever gravações otimistas, como
"Rock Me", de Sister Rosetta Tharpe. Em 1943, o "Rock and Roll
Inn" em Merchantville, New Jersey, foi estabelecido como um local de
música.
A expressão foi também incluída
nos anúncios para o filme "Wabash Avenue", estrelado por Betty Grable
e Victor Mature. Uma propaganda para o filme que circulou em 12 de abril de
1950 anunciou Ms. Grable como the first lady of rock and roll e Wabash Avenue
como the roaring street she rocked to fame.
Três diferentes canções com o
título "Rock and Roll" foram gravadas no final dos anos 1940: uma em
1947 por Paul Bascomb, outra por Wild Bill Moore em 1948, e ainda outra em 1949
por Doles Dickens, e a expressão estava em constante uso nas letras de canções
R&B da época. Um outro registro onde a frase foi repetida durante toda a
canção foi em Rock and Roll Blues, gravado em 1949 por Erline Rock and Roll
Harris. Em 1951, em Cleveland (Ohio), o DJ Alan Freed começou a tocar R&B
para uma audiência multirracial. Freed é creditado como o primeiro a utilizar a
expressão "rock and roll" para descrever a música. No entanto, o
termo já tinha sido introduzido ao público dos Estados Unidos, especialmente
nas letras de muitas gravações rhythm and blues.
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