BARBADOS


 BARBADOS

A ilha-país de Barbados situa-se na extremidade leste das Antilhas, um grupo de ilhas no mar do Caribe, na América Central. Colônia da Inglaterra por muito tempo, Barbados ainda apresenta a influência da cultura britânica. Bridgetown é sua capital e maior cidade. Barbados tem 285.400 habitantes (estimativa de 2018), e sua área é de 430 km2.

Recifes de coral cercam Barbados. A superfície da ilha também é feita de coral, que se assenta sobre rochas. Não há rios nem lagos, mas existem algumas áreas elevadas. Barbados tem clima tropical moderado, com estações úmidas e secas. A ilha sofreu alguns furacões devastadores.

A planta mais comum em Barbados é a cana-de-açúcar, que é cultivada em grandes plantações. Entre as árvores podem-se citar o mogno e o palmiteiro.

Barbados é uma ilha densamente povoada. Cerca de metade da população vive nas cidades ou nas vilas. A maior parte dos barbadianos tem ancestrais africanos. Um número menor de pessoas tem ascendentes mestiços, britânicos, americanos ou asiáticos. Alguns falam uma forma de inglês chamada bajan. A maioria da população é de religião cristã.

A economia de Barbados baseia-se no turismo e na produção de açúcar e rum, ambos feitos de cana-de-açúcar. Outras atividades importantes são a financeira e as de serviços. As principais indústrias são de produtos químicos, papel e objetos de metal.

Acredita-se que o povo aruaque habitasse Barbados quando os espanhóis visitaram a ilha, no início do século XVI. Os ingleses se estabeleceram ali em 1627. Eles desenvolveram a produção do açúcar e, para mão de obra, trouxeram escravos da África. O Reino Unido governou a ilha até 1966. Barbados tornou-se então um país independente.

 

Comentários