AUSTRIA

AUSTRIA

Localizada na Europa central, a Áustria é um país pequeno e montanhoso. Sua capital é Viena. O país tem 8.895.000 habitantes (estimativa de 2019) e área de 83.879 km2.

A Áustria faz fronteira com Suíça, Liechtenstein, Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Itália e Eslovênia. Algumas das mais altas montanhas dos Alpes ficam no centro e no leste da Áustria. O monte Grossglockner é o ponto mais alto, com 3.798 metros.

No norte e no leste do país existem terras planas. O vale do rio Danúbio forma a planície do norte. Muitos outros rios, como o Enns, o Inn e o Drava, correm por vales entre os Alpes. Eles formam diversas passagens através das montanhas, como o passo do Brenner, que liga Áustria e Itália.

O oeste da Áustria recebe mais chuvas e neve que o leste, onde a variação de temperatura é bem maior. Em algumas regiões montanhosas, a neve dura o ano inteiro.

A Áustria é o país do centro da Europa com mais florestas. Faias, bétulas e carvalhos são as principais árvores que crescem nas áreas mais planas e quentes. Abetos, lariços e pinheiros ocorrem nas colinas e montanhas.

O alemão é o idioma oficial. Mais de 90 por cento da população é composta por austríacos. Há pequenas minorias de eslavos, turcos e húngaros, entre outros. A religião da maioria dos habitantes é o catolicismo. Cerca de dois terços da população é urbana, e a capital, Viena, é a maior cidade do país.

Serviços e manufaturas são os setores mais importantes da economia austríaca. O turismo e a atividade bancária constituem as principais áreas do setor de serviços. Os turistas são atraídos especialmente pelas estações de esqui, pelas belas paisagens e pelos eventos culturais. As indústrias fabricam máquinas, produtos alimentícios, metais e produtos químicos.

Entre os produtos naturais, destacam-se a lignita, o minério de ferro, o gás natural e a magnesita (usada para produzir magnésio). O país é um dos maiores produtores mundiais de magnesita natural.

A Áustria utiliza menos de metade do território para agricultura e pecuária. As maiores culturas são as de beterraba açucareira, milho, trigo, cevada, batata, maçã, uva e centeio. Porcos, vacas e galinhas são as principais criações.

Romanos, germânicos, eslavos, húngaros e outros povos invadiram a Áustria ao longo da história. A Áustria fez parte do poderoso Império Austro-Húngaro, que controlava vastos territórios na Europa central e oriental. Após o colapso do império, em 1918, o país ficou reduzido à oitava parte de seu tamanho original.

Em 1938, o ditador alemão Adolf Hitler invadiu a Áustria, tornando-a parte da Alemanha. Em 1945, depois da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, a Áustria foi dividida em quatro zonas, controladas por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética. O governo austríaco ficou, assim, com poderes limitados.

Em 1955, ao se comprometer a ficar neutro em assuntos internacionais, o país recuperou a independência. Na década de 1970, a Áustria alcançou plena estabilidade política e econômica. Nos anos 1990, certos políticos passaram a culpar os imigrantes por problemas econômicos e pelo aumento da criminalidade, mas muitos se opuseram a essa visão. Em 1995, a Áustria passou a fazer parte da União Europeia.

 

 

Comentários