HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL
O primeiro meio de transporte a fazer
uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que
continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885 por um alemão de nome
Karl Benz.
Com o passar do tempo foram sendo
idealizados outros exemplares, muitos deles com o que era chamado na época de
“motor de dois tempos”, idealizado em 1884 por Gottlieb Daimbler.
A partir de então teve início a corrida
pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa
conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. No ano de 1892, o conhecido Henry
Ford fabricou seu primeiro carro, o
Ford, na América
do Norte.
Os ingleses entraram na concorrência um
pouco mais tarde, se comparado aos outros países europeus, devido a uma lei
vigente na época, conhecida como “bandeira vermelha” – o automóvel não poderia
ultrapassar os 10 km por hora e deveria levar na frente uma pessoa segurando
uma bandeira vermelha para sinalizar aos pedestres que o automóvel estava
passando, a pelo menos 60 metros de distância, a noite costumava-se utilizar
uma lanterna.
O primeiro carro inglês a ser produzido
foi o Lanchester (vide foto), seguido pelo Subean, Swift, Humber, Riley,
Singer, Lagonda, entre outos.
Em 1904 foi fabricado o primeiro Rolls
Royce contendo um aparelho composto por vários canos em forma de arco e
ventilador, destinado a impedir que a água em circulação alcance temperatura
prejudicial, o qual é conhecido até hoje como radiador e que não sofreria
nenhuma mudança.
Os países europeus continuaram a
diversificar sua frota, na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet, Rapid, na
Itália veio o Fiat e o Alfa Romeo, na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; A Suíça
e a Espanha para diversificar resolveram criar uma série mais possante e
esplendorosa: o Hispano-Suiza.
Quando a Primeira
Guerra Mundial chegou ao fim os fabricantes
decidiram investir em uma frota mais econômica, os carros seriam mais
condensados e produzidos em seqüência.
Nos Estados Unidos da América, Henry
Ford, e Willian Morris, na Inglaterra fabricaram exemplares como o Ford, o
Morris e o Austin, os quais fizeram um grande sucesso, a procura foi bem maior
do que o esperado, o que levou outras fábricas a iniciarem imediatamente a produção
de automóveis com a mesma configuração.
No Brasil e em vários outros países
pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após o término
da Segunda
Guerra Mundial.
Foi na década de 30 que algumas
fábricas estrangeiras começaram a investir no Brasil; as duas primeiras a por
em funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors.
Porém o boom mesmo veio no ano de 1956,
quando Juscelino Kubitscheck tornou-se Presidente da República Brasileira; As
multinacionais iniciaram então a produção dos automotores. Inicialmente
produziram caminhões, camionetas, jipes e furgões para então chegarem aos autos
utilizados para passeio.
Após a produção dos automóveis para
passeio e das camionetas teve início a produção dos Volkswagem, DKW-Vemag,
Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (então pertencente a Ford), Opala (da
frota da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (marca da Chrysler).
Apesar de todos estes automóveis serem
armados no Brasil, suas plantas eram idealizadas nas sedes européias e
norte-americanas, sendo que grande parta de peças e equipamentos necessários
eram importados.
Todos estes veículos, embora montados
no Brasil, eram projetados nas matrizes européias e norte-americanas,
utilizando a maioria de peças e equipamentos importados.
Completamente distinto do que era
antigamente, o automóvel contemporâneo têm particularidades das quais nós só
podemos desfrutar hoje, como conforto e agilidade, sem dizer que hoje a maioria
deles são muito mais silenciosos e seguros.
No decorrer dos anos os automóveis vêm
se transformando, passando a ser objeto de desejo de milhares de pessoas, sem
dizer que o processo que envolve a produção proporciona emprego a milhares de
pessoas no mundo inteiro agitando bilhões de dólares e trazendo amplos lucros
para as grandes empresas fabricantes.
https://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-automovel/
Comentários
Postar um comentário