PRIMEIROS MOVIMENTOS OPERÁRIOS

PRIMEIROS MOVIMENTOS OPERÁRIOS

 LUDISMO

O Ludismo foi um movimento surgido na Inglaterra, que se caracterizou pela quebra das máquinas. Os trabalhadores consideravam serem elas as responsáveis pela situação que viviam. Apesar da falta de um projeto claro e objetivo, o movimento se espalhou de tal forma pela Inglaterra que o governo decretou a pena de morte para quem fosse encontrado quebrando máquinas. Segundo Marx, os trabalhadores não haviam, ainda, percebido que não eram as máquinas, mas sim o sistema capitalista o responsável pela exploração.

CARTISMO

O Cartismo foi o movimento inglês que percebeu que a luta operária deveria passar pela política, tanto que, em 1837, foi publicada a chamada Carta do Povo, documento contendo reivindicações enviado ao Parlamento inglês. As principais exigências eram: o voto secreto por sufrágio universal masculino, a redução da jornada de trabalho, a representação política dos trabalhadores e a remuneração aos parlamentares.

É interessante observar que as reivindicações cartistas eram de ordem política, o que demonstra uma maior organização da classe operária. Ainda assim, o Parlamento inglês não atendeu às reivindicações e, com o surgimento do socialismo científico, o Cartismo foi se enfraquecendo até deixar de existir. Vale ressaltar, entretanto, que o movimento foi um importante embrião da luta política dos trabalhadores, inspirando mais tarde o aparecimento de sindicatos.

TRADE UNION

O r g a n i z a ç õ e s d e c a r á t e r assistencialista, as Trade Unions foram criadas para prestar auxílio mútuo. Os trabalhadores perceberam que não poderiam contar com o governo ou com os patrões e passaram a criar organizações em que uns ajudavam aos outros. As Trade Unions foram os primórdios dos sindicatos e se espalharam para além da Inglaterra, chegando à França e aos Estados Unidos.

SINDICALISMO

Os sindicatos surgiram no século XIX e tinham por objetivo uni car as reivindicações dos operários de uma mesma categoria, ou não, diante dos patrões, afinal, os sindicalistas acreditavam que o poder de negociação do trabalhador seria fortalecido se os homens se unissem diante do patrão. Ao longo do tempo, os sindicatos passaram a representar juridicamente os trabalhadores, que, unidos, tornaram-se mais fortes.

ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS DO TRABALHO

Também chamadas de Internacionais, as Associações do Trabalho foram tentativas de organizar um movimento operário em âmbito mundial. A primeira teve início em 1864, e, durante a sua realização, houve um conflito entre os socialistas (liderados por Marx) e os anarquistas (liderados por Bakunin). Os socialistas achavam que o desenvolvimento da luta operária deveria passar por uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo.

Já os anarquistas eram contra a ideia de Estado, por considerá-lo uma instituição repressora, e, por isso, defendiam a passagem direta da sociedade capitalista para comunista. Apesar da vitória do primeiro, o movimento acabou por se apresentar como um fracasso, uma vez que o operariado mundial estava dividido entre essas duas ideologias.

 

Comentários