O BALÉ CLÁSSICO
O termo Balé ou Ballet refere-se
a uma modalidade de dança e à sua execução. Esta expressão provém do italiano
ballare, com o sentido de ‘bailar’. Ele nasceu justamente na Itália, em pleno
Renascimento. Sua origem remonta às apresentações de um estilo teatral
conhecido como pantomima, no qual os atores só se expressavam através da
fisionomia e de movimentos corporais, normalmente sem preparo prévio.
Os principais postulados do balé
se resumem na posição ereta, na prática do en dehors – giro exterior dos
membros inferiores -, no corpo vertical e na simetria. O ser humano sempre se
expressou através da dança, mas o balé nasceu no fim do século XV, exatamente
na cerimônia de casamento do Duque de Milão com Isabel de Ararão. Logo depois,
esta arte também floresceu na França, em outra festa nupcial, desta vez
celebrando a união entre Catarina de Médicis e Henrique II, em 1533. Neste
momento, vários espetáculos foram importados dos italianos.
A experiência foi tão marcante
para a rainha que, em 1581, ela criou o Ballet Cômico da Rainha, para uma nova
aliança matrimonial, a de sua irmã. A partir de então, a França tornou-se o
cenário ideal para o florescer desta dança. Neste país, em 1661, instituiu-se a
Academia Real de Dança e, em 1713, foi inaugurada a Escola de Dança da Ópera. O
Balé revestiu-se de uma aura nobre, uma vez que até mesmo o Rei Luiz XIV, em
sua infância, chegou a cursar aulas desta dança clássica, exibindo-se diante da
Corte ao completar 12 anos. Algum tempo depois, o monarca criou a Académie de
Musique et de Danse, eliminada em 1780.
A partir de 1830, teve início a
fase do balé romântico, com espetáculos como Giselle. Quando esta era entrou em
declínio, o pólo de criação deslocou-se de Paris para São Petersburgo, na
Rússia. Foi um russo, Serge Diaghilev, que inaugurou o período do balé moderno,
com uma companhia própria. Neste cenário apareceram artistas que se tornariam
famosos, como Pavlova, Nijinsky, entre outros. Era o impulso inicial para a
geração da Escola Russa de Balé, que se disseminaria principalmente pelos EUA e
pela Inglaterra. Na década de 60, consagra-se o Bolshoi de Moscou, até hoje
celebrado em todo o mundo.
Os balés de repertório, muito
comuns, são aqueles que se inspiram em temas musicais famosos, por isso mesmo
responsáveis pelo sucesso das companhias que deles extraíram a essência
necessária para a montagem de seus espetáculos, principalmente no solo europeu.
Algumas destas montagens mais célebres são Coppélia, de Léo Delibes; O Pássaro
de Fogo, de Igor Stravinsky; O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, ambos de
Tchaikovsky.
Em nosso país, o primeiro
espetáculo de balé clássico foi montado em 1813, no Rio de Janeiro, nos palcos
do Real Teatro de São João, com a direção de Lacombe. Mas esta arte só floresceu
no Brasil no século seguinte, com a celebração das companhias russas de
Diaghilev e de Pavlova, na mesma cidade, só que agora no Teatro Municipal.
Posteriormente, nasceram talentos como os de Dalal Achcar, Márcia Haydée,
Tatiana Leskova, Ana Botafogo, entre outros.
https://www.infoescola.com/artes/ballet-classico/
Comentários
Postar um comentário