CUBISMO
O Cubismo foi um movimento
artístico que teve como seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e
Georges Braque por volta de 1907, muito embora Cézanne tenha usado, já em 1901,
múltiplos pontos de vista numa única pintura. Fundado no início do século XX, o
Cubismo é considerado um dos movimentos mais influentes desse período. Suas
obras tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a
representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas
reais formas, no entanto não chegavam à abstração, pois as imagens
representadas ainda permaneciam figurativas, ou seja, ainda eram reconhecíveis.
Além de seus percursores Pablo
Picasso e Georges Braque, outros artistas se destacaram nesse movimento que
influenciou o mundo das artes visuais significativamente, são eles: Albert
Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia,
Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.
Embora os temas das pinturas
Cubistas tenham sido temas convencionais como autos-retratos e natureza morta,
o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era
considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha
de contorno.
Os cubistas utilizavam pontos de
vistas diversos e cambiantes. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por
exemplo, a representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo,
de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos
esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das
pinturas cubistas.
Para tanto se apropriaram do uso
das formas geométricas, das linhas retas, da colagem e da perspectiva confusa.
É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se
baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o
Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem.
Não há como falar de Cubismo sem
citar o nome do seu grande expoente Pablo Picasso. A obra Les Demoiselles
d''Avignon (As Senhoritas de Avignon) de 1907 foi o marco zero do Cubismo,
rompendo com o clássico e influenciado pelas esculturas de origem africanas.
Nessa tela o autor tratou a nudez feminina, geralmente marcada por curvas, com
linhas retas, planos e formas geométricas. Um escândalo para os padrões de arte
daquele período. Picasso estudava e observava a forma dos objetos com afinco
captando todas as suas possibilidades. A exploração de novos temas, cores,
formas e movimento marcaram os objetivos dos integrantes desse movimento,
transformando a arte para sempre.
No Brasil o Cubismo começou a
ganhar destaque entre os artistas brasileiros somente depois da Semana de Arte
Moderna. Muitos desses artistas foram influenciados pelo Cubismo, assim é
possível encontrar traços das características cubistas nas obras de Tarsila do
Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
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