HISTÓRIA DO JAZZ


 

JAZZ

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX.

Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Com o passar dos anos, muitos sub-gêneros surgiram dessa mesma raiz.

É importante destacar também a grande relação entre os estilos musicais jazz e blues.

O surgimento do jazz tem como matriz principal a cultura africana. As pessoas que foram capturadas na África e levadas ao solo norte-americano para serem escravizadas tinham na música e no canto uma espécie de "refúgio" no qual podiam expressar-se.

Assim, durante o trabalho nas plantações de arroz, algodão, açúcar e tabaco, os trabalhadores entoavam canções coletivas.

Depois da abolição da escravidão no país em 1863, os negros aproximam-se dos instrumentos ocidentais e ocorre uma mescla de culturas, melodias e ritmos.

Posteriormente, em torno de 1890, já com o crescimento das cidades, essa efervescência sonora ganha corpo em Nova Orleans, Louisiana, mais precisamente no bairro de Storyville, em bares chamados de Honky Tonks.

Nessa região, houve espaço para o desenvolvimento da música folclórica aliada às influências americanas, que por sua vez foram inspiradas em referências europeias. Daí surgem diversos ritmos como o Ragtime, Blues e Spirituals.

Da combinação desses ritmos e experimentações se origina o jazz que, assim como o blues, se utiliza da "blue note", uma nota musical específica que confere característica melancólica à música.

O instrumentista Louis Armstrong é um grande nome da música, considerado o "rei do jazz"

Foi por volta dos anos 20 que essa vertente musical ganha espaço em outros locais e passa a fazer parte também da vida cultural da elite.

Além disso, nesse período novas tecnologias e maneiras de comunicação aparecem, como o rádio, possibilitando que o jazz se difunda em diversas partes do planeta.

Comentários