Adicionar legenda |
A INDEPENDÊNCIA DAS PROVÍNCIAS UNIDAS DO PRATA
As Províncias Unidas do Prata compreendiam o território onde hoje se situam a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e parte da Bolívia. Já em 1811, a região iniciou um processo de emancipação fragmentada, pois, naquele ano, o Paraguai se tornou independente. Logo depois, foi a vez dos argentinos, que, apesar de jurarem fidelidade ao rei espanhol, Fernando VII, não toleraram as atitudes absolutistas tomadas pelo monarca após a sua volta ao poder, em 1815.
Assim, reunidos no Congresso de Tucumã (1816), os argentinos se declararam independentes sob o comando de José de San Martín. Mesmo com a Independência argentina, o processo de fragmentação continuou, afinal, poucos anos após a libertação da Argentina, o Brasil anexou a região da Cisplatina, hoje chamada de Uruguai.
A fragmentação do vice-reino do Prata, no entanto, nunca agradou aos argentinos, que sempre mantiveram vivo o sonho de reconstrução da unidade do Prata. Posicionamento paradoxal, uma vez que, até a década de 1960, não havia unidade política nem mesmo na Argentina, pois, até então, cabia ao presidente argentino comandar a província de Buenos Aires. Em cada uma das outras províncias, o poder era exercido por caudillos, que faziam oposição ao governo central.
Comentários
Postar um comentário