ESTUDAR
É sabido, ou deveria ser que o conhecimento liberta. Somente o conhecimento tire uma pessoa da ignorância e proporciona a ela uma nova visão das coisas, de mundo. Ao adquirir conhecimento, a pessoa se torna mais autônoma, independente, capaz de tomar melhor suas decisões e fazer as melhoras escolhas em qualquer ramo da vida.
Obviamente o conhecimento não cai do céu. É necessário buscá-lo. Conhecimento se adquire, se conquista. E como? Através do estudo, é necessário estudar. E estudar é um processo, às vezes lento, demorado, cansativo, que uma pessoa se dedica para obter uma informação sobre algo ou um campo do conhecimento. Ao falarmos de estudo o que vem a cabeça é escola, universidade. Nessas instituições se dá o que chamamos de estudo formal, onde se cumpre um programa de conteúdos a ser estudo para se adquirir um conhecimento mínio para o cumprimento da etapa de estudo. Os três primeiros anos de escolarização do ensino fundamental, por exemplo, é dedicada a aprendizagem da alfabetização. Portanto, se espera que ao final desse período o estudante saiba escrever e ler corretamente. Assim como em um curso superior, o estudante cumpre uma grade de disciplinas que o habilitam no final do período estudo, o conhecimento para exercer a profissão escolhida.
Mas estudar é muito mais do que ir para escola. Na verdade todos nós estamos sempre estudando. Claro que a escola é fundamental nesse processo, pois é lá que aprenderemos o básico para podermos estudar o que quisermos, é na escola que vamos nos identificar, nos afinar com aquilo que mais gostamos no campo do conhecimento. É na escola que vamos desenvolver nossas habilidades e ver onde mais temos essa habilidade, se é na matemática, nas linguagens, nas ciências humanas ou nas ciências da natureza, como estão divididos atualmente os campos de conhecimento.
Mas não é só na escola ou nas instituições acadêmicas que se estuda. Ao se interessar por um assunto, ler sobre ele, pesquisar na internet informações, fazer anotações estamos estudando. Estudar é um processo continuo que vai nos acompanhar até o fim na vida. Estudar é se atualizar sobre as transformações que ocorrem ao nosso redor e no mundo. Imagine vocês um médico depois de formado que não continua se atualizando ou um advogado que não acompanha as mudanças nas leis, ou um professor que não se atualiza nos processos educacionais e nas transformações de comportamento das gerações dos estudantes. Mas para isso, necessariamente, eles não precisam estar matriculados em cursos de aperfeiçoamento ou especialização (apesar de serem importantes). O simples fato de se manterem informados, atualizados, sabendo o que está ocorrendo é uma forma de estudar. Estudamos também por curiosidade, por querer saber sobre determinado assunto, fazendo leituras e pesquisas próprias. Quando nos vemos diante de um problema pessoal ou profissional e vamos buscar informações para tentar solucionar este problema também estamos estudando.
Com a evolução da internet o estudo ficou bastante facilitado, mas é importante salientar para que se possam entender os textos, os áudios e até mesmo sabe diferenciar o que é correto daquilo que está errado, é necessário ter uma base de conhecimento sólido, saber ler, interpretar, contextualizar, ter raciocínio lógico. E essa base para que possamos estudar aquilo que é do nosso interesse só aprendemos na escola. Estudar muitas vezes pode ser cansativo, chato, e até entediante, mas lembre só o estudo leva ao conhecimento e, só o conhecimento leva uma pessoa a exercer sua liberdade plena. Uma sociedade, onde seus cidadãos são estudados e tem conhecimento, sempre será uma sociedade melhor.
Fabrício Colombo de Aguiar
Comentários
Postar um comentário