AS AULAS REMOTAS E A REALIDADE


AS AULAS REMOTAS E A REALIDADE

                Na coluna anterior eu escrevi que neste mês o estado do Rio Grande do Sul iria começar a utilizar uma plataforma online para as aulas, a qual ele denomina de aulas remotas.  Na verdade são aulas online à distância, com a utilização do Google Sala de Aula. E realmente começou.
                Tanto professores, como alunos ganharam uma conta do @educar para ter acesso à plataforma. Aí começam alguns problemas. Quando escrevo esta coluna nos encontramos na metade do mês e nem todos os alunos ainda tiveram seus e-mails realizados. O primeiro questionamento é como se dá inicio a um processo sem ter todos os alunos cadastrados?
                Mas este é o menor dos problemas. Grande parte dos alunos mesmo tendo as suas contas não acessam. E por que esses estudantes não acessam? Porque eles não têm internet disponível para ficarem conectados; ou o aparelho celular disponível que eles utilizam não tem recursos suficientes para a utilização da plataforma.  Outro fator importante a ser considerado é o costume. Nossos alunos não tem o hábito de estudar dessa forma. Ao contrário do que as pessoas pensam, o estudo a distância ou remoto como o estado denomina requer uma disciplina muito maior do que o estudo presencial. E infelizmente essa disciplina e essa dedicação não existe. Uma pequena parcela consegue.
                Além disso, a cobrança da Secretaria de Educação em cima dos professores é estafante. Exigem um mundo de coisas como relatórios intermináveis de tudo o que ocorre. Não estou dizendo que os professores não devem ser cobrados, muito pelo contrário. Mas para se cobrar tem que ter moral, o que o governo estadual, em relação ao magistério, não tem. Para se exigir um bom trabalho, tem que se dar condições para que ele se realize. É muito fácil colocar uma plataforma no ar, recurso como falei na coluna anterior é bom, e dizer que as aulas estão funcionando. Não é verdade. As aulas não estão funcionando. Muitos professores e alunos não sabem utilizar os recursos e, como ensina-los a usar a distância, de forma remota. É muito complicado.
                Sabemos que o momento é de exceção. Mas me parece que o governo do Rio Grande do Sul, está mais preocupado em mostrar que está utilizando tecnologias de ponta para a educação. Mas não preparou nem professores, nem os alunos para a utilização desses recursos. E, principalmente, grande parte das famílias dos estudantes não tem os recursos técnicos, principalmente o acesso à internet e equipamentos adequados para a realização das atividades escolares. Como também está desconsiderando as características de cada comunidade escolar.  
                Criticar é muito mais fácil que fazer. Mas os professores com certeza estão tentando fazer funcionar. E por mais bem intencionado que o governo possa estar, esbarramos nas condições socioeconômicas e até culturais da nossa sociedade. Uma ação importante e urgente que o governo tem que fazer é garantir o acesso à internet a todos os estudantes.  Se isso não for feito, grande parte do esforço e do trabalho terá sido em vão. E uma coisa muito importante ficou evidente nesse período. Nada, nenhuma tecnologia, por melhor que seja, substitui o contato entre professor e aluno, para que realmente a aprendizagem aconteça.
Fabrício Colombo de Aguiar.
               

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