A DIVINA COMÉDIA


A DIVINA COMÉDIA (Dante Alighieri, século XIV)

A Divina Comédia do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321) é uma obra que foi publicada no século XIV durante o período do Renascimento. Ela representa um dos maiores clássicos da literatura universal. Esse grande poema épico foi escrito em dialeto local, o florentino. Repleto de simbolismos e alegorias, Dante critica filósofos, religiosos e políticos que viveram em sua época. Com teor histórico, mitológico, filosófico, político e religioso, a extensa obra de Dante está dividida em três partes:

Inferno

O inferno é um local no interior da terra formado por nove círculos. A imagem descrita por Dante esteve baseada na cultura medieval, onde o universo era formado por diversos círculos concêntricos. Nessa trajetória, até chegarem às portas do paraíso, eles encontram diversas personalidades importantes (filósofos, poetas, escritores) e figuras mitológicas. Dante analisa a punição para cada um dos pecadores que estão no inferno e no purgatório. De acordo com a gravidade dos pecados cometidos em vida, Dante descreve o castigo para cada grupo: os tiranos, os traidores, os aduladores, os suicidas, os heréticos, dentre outros.

Purgatório

No purgatório, localizado numa alta montanha, Dante descreve o encontro com as almas que aguardam para serem avaliadas. Ou seja, elas esperam saber se mediante os pecados cometidos em vida vão para o inferno ou para o paraíso. Assim, o purgatório é um local intermediário entre o inferno e o paraíso. Ali, Dante encontra diversos pecadores arrependidos, mais precisamente no local denominado de ante-purgatório.

Paraíso

Quando chegam ao final da trajetória, Virgílio, seu guia e mentor, não pode entrar pois era pagão.Assim, o local do poeta romano é o inferno. No paraíso Dante reencontra seu grande amor, Beatriz. Em vida, ele se casou com Gemma Donati, no entanto, seu amor foi sempre de Beatriz, sua amada e musa inspiradora, que na realidade, chegou a falecer com aproximadamente 25 anos. Ela que o guiou pelo paraíso. Todavia, Dante não pode permanecer com ela, visto que ainda seu caminho como mortal não havia terminado. De tal modo, a obra relata a visita de Dante ao local que as pessoas vão quando morrem. Essa viagem espiritual e de forte teor moral serviu de reflexão ao personagem e narrador: Dante. A trajetória de Dante termina quando ele encontra com Deus.

Comentários