AINDA EXISTE LUZ
Eu sei, os
índices são ruins, as estruturas são precárias, os recursos quase inexistentes,
abandonados tanto pelos governos como pela sociedade, mas mesmo assim, ainda
existe luz, clarões em meio a escuridão que se transformou a educação no Rio
Grande do Sul e no Brasil.
Sou professor de escola pública e da
periferia, onde as situações citadas acima são bem mais amplificadas. Mas
apesar de tudo, não é uma verdade que não temos qualidade. Vejamos: em 2007,
nossa escola foi premiada nacionalmente no ] Prêmio de Ciências do Ensino
Médio, categoria regional com o projeto ambientam “Olho de água, não de
lágrima”. Em 2015, um projeto sobre democracia na escola, desenvolvido na área
de Ciências Humanas, foi escolhido entre mais de três mil projeto do país
inteiro, pelo Congresso Nacional. Em 2015 e 2016, a escola teve alunos com
destaques e menção honrosa concedida pela Fundação Liberato, pelo desempenho
desses alunos nas provas de seleção dessa instituição. Também em 2015, a escola
foi destaque em um concurso de desenho e redação promovido pela Controladoria Geral da União. Em 2018
duas alunas do 3º ano do Ensino Médio foram destaque em um curso promovido na
SAP, promovido por uma ONG norte americana. Além disso um trabalho sobre
sustentabilidade na área de Geografia foi selecionado pela Unisinos para
participar do primeiro Sinergia.
Realmente não temos estrutura, não somos
valorizados e temos essas pequenas conquistas, que dentro do nosso contexto se
tornam enormes. Dessa forma, nessa escola pública temos professores e alunos de
qualidades. Imaginem vocês se tivéssemos estrutura adequada e fossemos
incentivados e valorizados. (FCA)
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