A BELA ÉPOCA


A BELA ÉPOCA

Bela Época( do francês Belle Époque) é o período correspondente entre o final do século XIX e o inicio do século XX, caracterizado por inovações tecnológicas e culturais, transformações sociais e uma crença muito forte no progresso.

Novas invenções como o telefone, o cinema, o automóvel e o avião tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais. Essa evolução nos meios de comunicação e nos meios de transportes tornavam as cidades mais próximas. A cultura antes, com acesso somente pelas elites se popularizou através do cinema que era acessível às camadas mais pobres da população. Além disso, as formas de lazer se modificaram e se ampliaram com a popularização de alguns esportes. A evolução na medicina com o advento das vacinas e as politicas de urbanização e saneamento melhoraram bastante a vida das pessoas.
Em meio às essas novidades nos países da Europa Ocidental, ampliou-se o movimento por uma democracia mais ampla. Entre as conquistas mais importantes do período podemos destacar a expansão da quantidade de eleitores e o direito de serem votado concedido as pessoas de baixa renda. Essa ampliação deu condições para o surgimento dos primeiros partidos políticos modernos, partidos que não mais representavam somente as elites, definindo novas doutrinas e ideologias.

As mulheres intensificaram suas antigas reivindicações pelo direito de votar e concorrer nas eleições. Como decorrência dessa e de outras mobilizações, o sufrágio universal começou a ser adotado em várias partes do mundo. O primeiro país em que as mulheres puderam votar foi à Nova Zelândia em 1893. Na Europa, a Finlândia foi à pioneira em 1906. A preocupação com a educação também se ampliou, principalmente com a preocupação das nações europeias em extinguir o analfabetismo, a educação de crianças se tornou obrigatória e gratuita. Isso fez desenvolver a imprensa escrita com o surgimento de novos jornais, revista e publicação de livros.

Entretanto, esta euforia de que o mundo caminhava para uma época de ouro camuflava crises econômicas e principalmente a forte  concorrência e atritos entre as grandes potências por matérias-primas e pelo mercado consumidor. Este fato levaria já na segunda década do século XX ao maior conflito até então presenciado pelo homem, a I Guerra Mundial, que mudaria os conceitos até então defendidos pela sociedade ocidental e um novo ciclo se iniciaria na história da humanidade, o incrível século XX e todas as transformações e implicações que seus acontecimentos provocaram na vida da humanidade, tanto para o mal como para o bem.(FCA)

Comentários