BREVE HISTÓRIA DAS FERROVIAS
As ferrovias têm origem no século
XIX, quando a máquina a vapor começou a ser utilizada para movimentar
composições por cima de trilhos. Pouco depois, passaram a ser desenvolvidas
para o transporte de passageiros e definiram um novo padrão de transporte por
via terrestre.
O primeiro sistema de transporte
que utilizou um mecanismo de carris que se movimentam por trilhos foi criado na
Grécia Antiga, por volta de 600 A. C., na estrada de Diolkos, região de
Corinto. Com um percurso de aproximadamente 8 km, a estrada serviu para
transportar embarcações e outras benfeitorias com o uso da força de animais e
dos escravos.
No início do século XVI foi
desenvolvido na Alemanha um sistema de transporte formado a partir de trilhos
de madeira e puxado por tração animal, que ficou conhecido como wagon ways
(caminhos de vagões). Na Alemanha, esse tipo de transporte era muito utilizado
em locais de extração de minérios, e até hoje é muito comum nas minas de todo o
mundo a utilização de carris para o transporte dos minérios e para a retirada
da água do fundo das minas.
Por volta do ano de 1776 os
trilhos de madeira começaram a ser trocados por trilhos de ferro, o que
caracterizou a rail way, ou seja, a linha férrea, termo que acabou sendo
difundido mais tarde, no século XIX. Foi no ano de 1804 que surgiu a primeira
locomotiva movida com um motor a vapor, inovação criada pelo engenheiro
britânico Richard Trevithick. Esse evento histórico ocorreu na cidade inglesa
de South Wales, quando foram carregadas 18 toneladas de ferro e 70 homens por
14 km. Quando a velocidade chegou aos 8 km/h os trilhos não resistiram e
quebraram.
Com mais força e velocidade, as
máquinas foram substituindo os cavalos, proporcionando o aumento do número de
vagões e da quantidade de carga transportada pelas composições. A partir dessa
época foram ocorrendo diversas melhorias técnicas nos trilhos e nas
locomotivas. As ferrovias estabeleceram uma perspectiva diferente sobre a ideia
de transporte de cargas mais pesadas e por longas distâncias.Em razão das
possibilidades de mobilidadetambém no meio urbano, as linhas férreas passaram a
ser uma opção para o transporte de passageiros. Nesse sentido, a Inglaterra
tomou a frente no que corresponde a essa modalidade, inaugurando em 1812 na
cidade de Leeds a primeira composição para transportar exclusivamente passageiros.
O ano de 1830 ficou marcado como
o início da Era das Ferrovias, quando foi inaugurada a primeira linha férrea de
longa distância para passageiros em escala comercial e com horários regulares,
entre as cidades inglesas de Liverpool e Manchester. No primeiro ano de
funcionamento, a linha entre essas duas cidades transportou 460.000
passageiros. Em 1863 a Inglaterra criou a primeira linha subterrânea,
integrando um sistema de transporte metropolitano e que mais adiante foi
chamado de metroway.
Entre o final da década de 1870 e
início da década de 1880 foram desenvolvidos os primeiros sistemas férreos
movidos a eletricidade, criado por engenheiros alemães. A primeira linha férrea
usando eletricidade conduzida por cabos suspensos foi no ano de 1883, entre as
cidades de Mödling e Hinterbrühl Tram na Áustria.
Ao final do século XIX ocorreu o
processo histórico conhecido como neocolonialismo, quando as nações europeias
expandiram suas explorações coloniais. Ao contrário das nações ricas, onde as
ferrovias foram construídas de maneira a integrar seus territórios, as
ferrovias estabelecidas nos países explorados tiveram sua estrutura projetada
para interligar as áreas produtoras de matérias-primas em direção dos portos,
para facilitar o escoamento desses produtos.
No Brasil, as linhas férreas
também tiveram essa característica, principalmente por conta do ciclo do café,
principal produto de exportação do país durante a segunda metade do século XIX
e início do século XX. A primeira ferrovia brasileira foi inaugurada em 1854,
entre o Porto de Mauá e a cidade de Fragoso, no Rio de Janeiro, sendo
idealizada pelo empresário e banqueiro Irineu Evangelista de Souza, muito
conhecido pelo título de Barão de Mauá.
Os Estados Unidos utilizaram as
ferrovias para completar o seu processo de ocupação em direção ao oeste e à
costa do Pacífico. Na primeira década do século XX os Estados Unidos já
contavam com aproximadamente 200 mil quilômetros de linhas férreas. O Brasil,
que possui uma área territorial semelhante à dos Estados Unidos, mal chegou aos
40 mil quilômetros de ferrovias construídas.
Um novo impulso para o segmento
foi o desenvolvimento dos trens de alta velocidade. O primeiro modelo
desenvolvido foi o Shinkasen, lançado no Japão em 1964 e que alcançou a marca
de 200 km/h. Desde a década de 1970 começaram na Inglaterra e na França o desenvolvimento
dos trens de alta velocidade, capazes de alcançar velocidades acima dos 200
km/h. Em 1997 o Japão lançou o Magnalev, tecnologia baseada em supercondutores,
onde não existe atrito entre o trem e os trilhos, e que logo no lançamento
alcançou a marca de 550 km/h. Além do Japão, Alemanha e China possuem linhas
comerciais para passageiros que utilizam a tecnologia da supercondutividade.
Curiosidades: O trem bala francês
TGV mantém o recorde mundial de velocidade em trilhos convencionais, com 574,8 km/h.
O trem japonês JR-Maglev detém o recorde mundial de velocidade utilizando
supercondutores, que chegou aos 582 km/h.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ferrovias.htm#
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