SOUL MUSIC

SOUL MUSIC

Soul, ou soul music, é um estilo de música que foi criado por artistas afro-americanos, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1950 e 1970. Considera-se que ele surgiu da mistura entre estilos tradicionais como o blues, o gospel e o jazz. O soul é marcado, dentre outras coisas, pelo grande trabalho de voz dos cantores e por suas interpretações emotivas e intensas. Diversos outros estilos musicais têm influência do soul, entre eles o rock, o funk e o hip-hop.

Considera-se que os primeiros artistas do soul levaram a música negra de volta às suas raízes ao inspirar-se em estilos como o blues e o gospel. A expressão do orgulho negro é uma das características do soul. Essa expressão foi incentivada na época pelo Movimento dos Direitos Civis, que trouxe algumas conquistas para a população negra dos Estados Unidos e contribuiu para que muitos artistas afro-americanos se tornassem mais conscientes de seu papel político na sociedade.

Ray Charles é considerado o primeiro artista do soul. James Brown, chamado de Padrinho do Soul, é tido como um dos mais influentes músicos de todos os tempos. Etta James e Aretha Franklin estão entre as cantoras que fizeram bastante sucesso. Aretha Franklin é conhecida como a Rainha do Soul. Outros nomes de destaque incluem Sam Cooke, Solomon Burke e muitos mais.

Diversos discos de soul que fizeram sucesso saíram pela gravadora Motown, que ficava em Detroit, nos Estados Unidos. Dentre os grandes nomes ligados à Motown estão Stevie Wonder, Marvin Gaye e o grupo The Temptations. Os conjuntos de maior sucesso dessa gravadora foram o Supremes, do qual fazia parte a cantora Diana Ross, e o Jackson 5, formado por Michael Jackson e seus irmãos.

 Outra gravadora de importância para o soul foi a Stax, localizada em Memphis, também nos Estados Unidos. Dentre os nomes que a Stax lançou figuram Otis Redding, Isaac Hayes e o grupo The Staple Singers.

https://escola.britannica.com.br/artigo/soul/626547

 

Comentários