CHIPRE
Chipre é uma república localizada entre a Europa e a Ásia, no mar Mediterrâneo, em uma ilha que tem o mesmo nome do país. Há muitos anos essa ilha é dividida entre a população grega e a turca. O governo oficial do país é a República de Chipre. Apenas a Turquia reconhece a República Turca de Chipre do Norte, que controla o terço setentrional da ilha como um governo à parte. A capital de ambos os estados é Nicósia (Levkosia em grego e Lefkosa em turco). A cidade tem uma fronteira que a divide. O país tem 1.167.000 habitantes (estimativa de 2016) e área de 9.251 km2.
A República de Chipre fica no Mediterrâneo, a aproximadamente 64 quilômetros da Turquia e 772 quilômetros da Grécia continental. Uma grande planície localiza-se entre montanhas ao sul e ao norte. A extensa linha costeira é recortada e rochosa, com praias de areia. O clima da região é quente, com verões secos e invernos chuvosos. Os rios correm somente no inverno; no verão seus leitos ficam secos. Oliveiras, alfarrobeiras e árvores de frutas cítricas são comuns no norte da ilha. Florestas de pinheiros, carvalhos, ciprestes e cedros cobrem os montes Troodos, no sul. Flores silvestres e arbustos floridos são abundantes na planície central.
Os dois grandes grupos étnicos que vivem em Chipre são o grego e o turco. Os cipriotas gregos são maioria, e quase todos seguem a Igreja Ortodoxa. Os cipriotas turcos são muçulmanos. O grego e o turco são as línguas oficiais do país, mas tanto os gregos como os turcos consideram o inglês sua segunda língua. A maior parte da população mora nas áreas urbanas.
O turismo e os serviços são as principais atividades econômicas da ilha, mas a indústria e o setor da construção também são importantes. A parte grega de Chipre produz alimentos, cimento, cigarros, vinho e veículos; a turca produz especialmente roupas. As fazendas de ambas as comunidades produzem frutas cítricas e batatas.
A ilha de Chipre é habitada há mais de 7 mil anos. Os primeiros colonizadores gregos chegaram entre 2000 a.C. e 1000 a.C. e fundaram novas cidades, que se tornaram as capitais de seis antigos reinos cipriotas. Mais tarde, ao longo dos séculos, a ilha foi dominada pelos persas, pelos egípcios e também pelos impérios Romano e Bizantino.
Os turcos otomanos tomaram Chipre em 1571 e governaram a ilha por mais de três séculos. A Grã-Bretanha a libertou do domínio otomano em 1878 e submeteu-a a seu domínio em 1914.
Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), agravou-se o antigo conflito entre as comunidades grega e turca. Muitos gregos cipriotas desejavam fazer parte da Grécia, enquanto os turcos queriam dividir a ilha em duas unidades políticas. Chipre conquistou sua independência da Grã-Bretanha em 1960, mas as duas comunidades logo voltaram a entrar em conflito.
Em 1974, os militares depuseram o presidente cipriota e a Turquia invadiu o norte, que, em 1975, passou a ser o Estado Federado Turco de Chipre. Em 1983, o norte declarou-se independente e passou a se chamar República Turca de Chipre do Norte. No início do século XXI, cipriotas gregos e turcos tentaram a reunificação, sem êxito. Em 2004, só a República de Chipre, grega, entrou para a União Europeia.
Comentários
Postar um comentário