A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO
Não é novidade e nem segredo que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, tanto no trabalho como em momentos de lazer. Nas escolas não seria diferente, a tecnologia também tem sua importância, mas temos que salientar que ela não é o fim, nem o objetivo e, sim mais um instrumento para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de crianças e adolescentes.
Dessa forma, o investimento em tecnologia nas escolas é importante como na compra de equipamentos, na montagem de laboratórios de informática e na aquisição de uma boa internet para que se possa usar os recursos disponíveis que a internet pode nos oferecer. Mas só isso não é suficiente. Não adianta os governos gastarem dinheiro na compra de equipamentos e distribuírem nas escolas para dizer que estão investindo em tecnologia e modernizando-as. Um exemplo prático disso é que muitas escolas, principalmente do estado, até tem os equipamentos, mas não tem uma rede de internet capaz de suportar as conexões realizadas por professores e alunos. É a mesma coisa que uma pessoa adquirir um carro e não ter recurso para abastecer. Como usar o carro sem combustível? Só para dizer que tem. Na escola é a mesma coisa, muitas têm computadores, mas não tem a internet ou ela é insuficiente para o uso de todos.
Outra questão fundamental e muito mais importante que qualquer tecnologia é o investimento em recursos humanos. E é justamente o que o governo não faz. O que adiante ter computadores modernos se não tem quem os cuide. É preciso ter pessoas habilitadas para cuidar do uso e fazer manutenções periódicas, justamente para evitar que o equipamento estrague com facilidade. Sabemos que tablets, celulares, notebooks e computadores precisam ter seus programas e aplicativos sempre atualizados. E onde várias pessoas utilizam o mesmo equipamento esse cuidado tem que ser maior ainda. Fica evidente que não basta ter o laboratório de informática bem equipado se não tem um responsável por ele e não pode ser um professor de sala de aula. Isso se aplica também a biblioteca, que não tem bibliotecária para cuidar. Todos sabemos da importância da leitura, mas os governantes retiram as pessoas das bibliotecas e as deixam vazias. Aliás, os setores das escolas estão vazios, não há funcionários suficientes para as demandas diárias de uma escola.
Uma outra mudança importante seria na matriz curricular, onde é importante a implementação de um componente escolar relacionado à tecnologia a partir do ensino fundamental e não somente dois períodos no primeiro ano do ensino médio onde os alunos estudam a Cultura e Tecnologia Digital. Também dar formação a professores que tenham perfil de trabalhar com a tecnologia e possam desenvolver e aprimorar realmente habilidades dos estudantes nessa área. Vale aqui lembrar que saber mexer nas redes sociais não é dominar o uso da tecnologia. Assim como existe a alfabetização na leitura, na escrita, na matemática, nas ciências, também existe a alfabetização tecnológica que hoje é fundamental praticamente em todas as áreas do conhecimento e do trabalho humano.
Mas mais uma vez quero salientar e repetir de nada adianta municiar as escolas com notebooks, cromo books, tablets, etc...; se não existe investimento no principal que é a infraestrutura (rede de internet que funcione) para acessar os equipamentos; e nas pessoas como funcionários ligados a área de tecnologia para manter esses equipamentos funcionando e formação para os professores que possam desenvolver de forma significativa as potencialidades dos alunos. “Não adianta termos o garfo e a faca, sem ter comida no prato”.
Professor Fabrício Colombo de Aguiar
(Jornal Noticiário, Edição 282)
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