PRAGA
Praga é a capital e maior cidade
da República Checa,[8] e a histórica capital da Boêmia. No rio Vltava, Praga
abriga cerca de 1,3 milhão de pessoas.A cidade tem um clima oceânico temperado,
com verões relativamente quentes e invernos frios.
Praga é um centro político, cultural e econômico da Europa central, com uma rica história e arquitetura românica, gótica, renascentista e barroca. Foi a capital do Reino da Boêmia e residência de vários imperadores do Sacro Império Romano, principalmente Carlos IV (r. 1346–1378).[9] Foi uma cidade importante para a monarquia dos Habsburgos e para o Império Austro-Húngaro. A cidade desempenhou papéis importantes na Boêmia e na Reforma Protestante, na Guerra dos Trinta Anos e na história do século 20 como a capital da Tchecoslováquia entre as Guerras Mundiais e a era comunista do pós-guerra.
Praga é o lar de uma série de atrações culturais conhecidas, muitas das quais sobreviveram à violência e à destruição da Europa do século XX. As principais atrações incluem o Castelo de Praga, a Ponte Carlos, a Praça da Cidade Velha com o relógio astronômico de Praga, o Bairro Judeu, a colina Petřín e Vyšehrad. Desde 1992, o centro histórico de Praga foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
A cidade tem mais de dez grandes museus, além de inúmeros teatros, galerias, cinemas e outras exposições históricas. Um extenso sistema de transporte público moderno conecta a cidade. É o lar de uma grande variedade de escolas públicas e privadas, incluindo a Universidade Charles em Praga, a universidade mais antiga da Europa Central.
Praga é classificada como uma cidade global "Alfa-" de acordo com estudos do GaWC. Em 2019, a cidade foi classificada como a 69ª cidade mais habitável do mundo pela Mercer. No mesmo ano, o Índice PICSA classificou a cidade como a 13ª cidade mais habitável do mundo. Sua rica história a torna um destino turístico popular e, a partir de 2017, a cidade recebe mais de 8,5 milhões de visitantes internacionais anualmente. Em 2017, Praga foi listada como a quinta cidade europeia mais visitada depois de Londres, Paris, Roma e Istamb
Comentários
Postar um comentário