A MUSICA NA ITÁLIA (PARTE 5)

A MUSICA NA ITÁLIA (PARTE 5)

                                              A Itália tem sido um país importante no que diz respeito à música eletrônica, especialmente desde a criação da disco Italo no final dos anos 1970 até o início dos anos 1980. O gênero, originário da discoteca, misturava "melodias melancólicas" com pop e música eletrônica, fazendo uso de sintetizadores e baterias eletrônicas, que muitas vezes lhe davam um som futurista. De acordo com um artigo do The Guardian, em cidades como Verona e Milão, os produtores trabalhariam com cantores, usando sintetizadores e baterias eletrônicas feitos em massa, e incorporando-os em uma mistura de música experimental com uma "sensibilidade pop-clássica" que seria destinado a boates. As músicas produzidas muitas vezes seriam vendidas mais tarde por gravadoras e empresas como a Discomagic, com sede em Milão.

A disco Italo influenciou vários grupos eletrônicos, como Pet Shop Boys, Erasure e New Order,além de gêneros como Eurodance, Eurobeat e freestyle. Por volta de 1988, no entanto, o gênero se fundiu com outras formas de dança européia e música eletrônica, uma das quais era o Italo house. A casa Italo misturava elementos da discoteca Italo com house music tradicional; seu som era geralmente edificante e fazia forte uso de melodias de piano. Bandas deste gênero incluem: Black Box, East Side Beat e 49ers.

Na segunda metade da década de 1990, surgiu um subgênero da Eurodance conhecido como dança Italo. Tomando influências de Italo disco e Italo house, a dança Italo geralmente incluía riffs de sintetizador, um som melódico e o uso de vocoders. O gênero se tornou popular após o lançamento do single "Blue (Da Ba Dee)" de Eiffel 65, que se tornou um dos grupos eletrônicos mais populares da Itália; seu álbum Europop foi coroado como o melhor álbum da década de 1990 pelo Channel 4. Além disso, um subgênero da dança Italo conhecido como Lento Violento ("lento e violento") foi desenvolvido por Gigi D'Agostino como um tipo de música muito mais lento e difícil. O BPM é frequentemente reduzido à metade das faixas de dança típicas de Italo. O baixo geralmente é visivelmente alto e domina a música.

Ao longo dos anos, surgiram vários importantes compositores e produtores italianos de dance music, como Giorgio Moroder, que ganhou três Oscars e quatro Globos de Ouro por sua música. Seu trabalho com sintetizadores influenciou fortemente vários gêneros musicais, como new wave, techno e house music; ele é creditado pela Allmusic como "Um dos principais arquitetos do som disco",e também é apelidado de de discoteca.

 

 

Comentários