LED ZEPPELIN
Em 1966, Jimmy Page entrou em uma banda de rock influenciada pelo
Blues, os Yardbirds, para repor o baixista Paul Samwell-Smith. Page logo trocou
o baixo pela guitarra principal, criando um dueto com o guitarrista de apoio
Jeff Beck. Com a saída de Beck em Outubro de 1966, os Yardbirds – cansados de
tours constantes e gravações – começaram a decair. Page queria formar um “supergrupo”
com ele próprio e Beck nas guitarras, e alguns membros do The Who – o baterista
Keith Moon e o baixista John Entwistle.
Os vocalistas Steve Winwood e Steve Marriott também foram considerados para o projeto. O grupo nunca foi formado, porém Page, Beck e Moon gravaram uma canção juntos em 1966, “Beck’s Bolero”, em uma sessão que também incluía o baixista-tecladista John Paul Jones. A canção foi lançada em 1968 no álbum de Beck, Truth.
Os Yardbirds tocaram sua última musica em Julho de 1968 na Luton College of Technology em Bedfordshire, Inglaterra. Eles ainda estavam comprometidos a realizar diversos shows na Escandinávia, então o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usarem o nome Yardbirds para finalizar com as obrigações da banda. Page e Dreja começaram a colocar os novos integrantes juntos.
A primeira escolha de Page para o vocalista foi Terry Reid, porém Reid recusa a oferta e sugere Robert Plant, um cantor de Stourbridge para as bandas The Band of Joy e Hobbstweedle. Plant eventualmente aceita o cargo, e recomenda o ex-baterista da banda The Band of Joy, John Bonham.
Quando Dreja abandonou o projeto para se tornar um fotógrafo (mais tarde ele tiraria a fotografia que aparece na parte de trás do primeiro álbum do Led Zeppelin), John Paul Jones, pela sugestão de sua esposa, contatou Page sobre a vaga de vocalista. Conhecendo Jones por algumas sessões de música, Page concorda em deixá-lo entrar na banda como o membro final.
Os quatro tocaram juntos pela primeira vez em uma sala próxima a uma gravadora na rua Gerrardem Londres. Pagesugeriu que eles tentassem tocar Train Kept A-Rollin, originalmente uma música de blues popularizada em uma versão de rock por Johnny Burnette, cujo já foi homenageado com um cover pelos Yardbirds.
“Logo que ouvi John Bonham tocar”, disse Jones, “Eu sabia que isso seria ótimo… Nós nos fechamos como um time imediatamente”. Antes de sair para a Escandinávia o grupo tomou um pouco de tempo para gravar uma faixa para o álbum de P.J. Proby, Three Week Hero. A faixa do álbum “Jim’s Blues”, com Plant na gaita harmonica, foi a primeira faixa de estúdio a ter todos os membros do futuro Led Zeppelin.
A banda completou o tour da Escandinávia como os Novos Yardbirds, tocando juntos pela primeira vez ao vivo no Gladsaxe Teen Clubs em Gladsaxe, Dinamarca, 7 de Setembro de 1968. Mais tarde nesse mês, o grupo começou a gravar seu primeiro álbum, cujo era baseado em seu set.
O álbum foi gravado e mixado em nove dias, e Page cobriu todos os custos. Após o álbum ser finalizado, a banda foi forçada a trocar de nome após Chris Dreja ter entrado com notificações e ações judiciais, dizendo que Page só poderia utilizar o nome “Novos Yardbirds” em shows na Escandinávia.
Uma idéia de como o novo nome da banda foi escolhido é que Keith Moon
e John Entwistle sugeriram que o supergrupo que continha eles, Page e Beck,
iriam cair como um balão (“lead balloon” uma figura de linguagem britânica para
uma idéia que não tinha muitos fundamentos).
O grupo retirou a letra A do “lead” por uma sugestão de seu manager, Peter Grant, para que os que não fossem familiarizados com a expressão, pudessem diferenciar o som da palavra (de lead com som de lid para led com som de léd). A palavra “balloon” foi transformada em “zeppelin”, talvez por um exagero humorístico por parte dos músicos, mas para Page o nome criado se tornou a combinação perfeita de leve e pesado, combustibilidade e graça.
Grant assegurou a banda um acordo de 200.000 dólares da Atlantic Records em Novembro de 1968, cujo foi um dos maiores acordos financeiros para novas bandas. Atlantic tinha um catálogo com muitos Blues, Soul e artistas de Jazz, porém no fim dos anos 60 começaram a se interessar pelo rock progressivo britânico. Assinaram com o Led Zeppelin sem sequer ter ouvido eles, basicamente por uma recomendação forte do cantor Dusty Springfield.
Sobre os termos de contrato, a banda tinha a autonomia em decidir quando produziriam álbuns, tours, e teriam o palpite final sobre o design das capas dos álbuns. Eles também poderiam escolher como promover cada álbum, e quais canções seriam seus singles. Eles formaram sua própria empresa, Superhype, para cuidarem de todos os problemas judiciais.
Em 14 de Outubro de 1968, abanda anunciou o novo nome e tocou pela primeira vez em um show na Universidade de Surrey, em Guildford, 25 de Outubro, seguido de um pequeno tour britânico. Richard Cole organizou o primeiro tour norte-americano ao fim do ano, e seria uma figura magistral para o departamento de tours do grupo. O primeiro show foi em Denver, 26 de Dezembro de 1968, seguidos de pequenos shows na costa leste antes de se mudarem para a Califórnia para tocarem Los Angelese San Francisco.
Led Zeppelin debuta, com o álbum Led Zeppelin I sendo liberado para vendas nos Estados Unidos durante o tour de 12 de Janeiro de1969. Adata britânica para vendas foi em 31 de Março de 1969. De acordo com Steve Erlewine, seus memoráveis riffs de guitarra, ritmos rápidos, blues psicodélicos e dicas da cultura inglesa, fizeram com que a banda criassem um “ponto significativo para a evolução do hard rock e heavy metal”.
Plant não recebeu nenhum crédito por compor letras, pois estavam sob contrato da CBS Records. O álbum alcançou a posição de numero 10 nos rankings americanos e número 6 nos rankings britânicos.
Em seu primeiro ano, Led Zeppelin completou quatro tours nos Estados
Unidos e quatro tours na Inglaterra, e também lançaram seu segundo álbum, Led
Zeppelin II. Gravado quase inteiro em vários estúdios norte americanos, e foi
um sucesso ainda maior do que seu primeiro álbum, alcançando a primeira posição
no ranking americano e britânico.
O álbum no entanto, desenvolveu idéias estabelecidas no primeiro álbum, criando um trabalho com um som direto que era “heavy e hard, brutal e direto” cujo se tornaria no futuro altamente influenciável e frequentemente imitado. Steve Waksman sugeriu que Led Zeppelin II foi o “ponto de início para o heavy metal”.
A banda viu seus álbuns como indivisíveis, com muitas experiências musicais, e Grant continuou com uma postura agressiva sobre a parte lucrativa dos álbuns. Mesmo sem o voto da banda, ou sobre protesto deles, algumas canções foram divulgadas como singles, particularmente nos Estados Unidos. Em 1969 uma versão editada de Whole Lotta Love, de seu segundo álbum foi divulgada como um single nos Estados Unidos.
Alcançou a posição de número quatro no ranking de singles em Janeiro
de 1970, vendendo pouco mais de um milhão de cópias e ajudando a aumentar a
popularidade da banda. Com o aumento de popularidade, o grupo começou a ter
aparições na televisão, sempre destacando a preferência de que seus fãs os
ouçam e vejam em shows ao vivo.
Com o segundo álbum lançado, Led Zeppelin completou mais diversos tours nos Estados Unidos. Eles tocaram inicialmente em clubes e bailes, então em auditórios maiores conforme sua popularidade aumentava. Alguns dos primeiros shows do Led Zeppelin duraram mais de quatro horas, com versões expandidas e improvisadas de seu repertório.
Muitos desses shows foram preservados como o começo das gravações de Led Zeppelin. Foi durante esse período intenso de shows que fez com que a banda alcançasse uma fama extravagante fora dos palcos.
Para o terceiro álbum, Led Zeppelin III, Page e Plant foram à
Bron-Yr-Aur, um chalé em Gales, em 1970. O resultado foi um som mais acústico
que era fortemente influenciado pela música e cultura celta, e mostrava a
versatilidade da banda.
O rico som acústico do álbum inicialmente recebeu mixagens, com críticas e fãs surpresos pela mudança de arranjos elétricos dos dois primeiros álbuns, aumentando a hostilidade com a imprensa musical. Novamente atinge os primeiros rankings americanos e britânicos, porém esse álbum seria o pior dos cinco primeiros álbuns a se manter no topo.
A canção inicial do álbum, Immigrant Song, foi lançada em Novembro de 1970, como um single nos Estados Unidos para combater outras bandas, alcançando o top 20 de singles.
Nos anos 70 Led Zeppelin alcançou novos padrões comerciais e críticos
que fizeram com que eles se tornassem um dos grupos mais influentes da época. A
imagem da banda também começou a mudar quando começaram a vestir roupas
elaboradas, de flamboyant.
Led Zeppelin começou a viajar em um jato particular (apelidado de Starship), alugando setores inteiros de hotéis (incluindo o Continental Hyatt House conhecido por a Casa da revolta), se tornando o assunto de histórias frequentes sobre depravação. Uma delas envolveu John Bonham dirigindo uma motocicleta pelo corredor da Hyatt House, enquanto outra envolvia destruição de um quarto no Tokyo Hilton, fazendo com que a banda fosse banida do estabelecimento para sempre.
Apesar do Led Zeppelin ter desenvolvido uma fama de destruir hotéis, alguns dizem que tais contos foram exagerados. O jornalista musico Chris Welch argumenta que “As viagens deles trouxe muitas histórias, mas era um mito que eles estavam constantemente engajados em atos de destruição e mal comportamento.”
O quarto álbum de Led Zeppelin foi lançado em 8 de Novembro de 1971. Não havia nenhum título ou nome da banda na capa original, pois o grupo queria ser anônimo e evitar a imprensa. O álbum continuou oficialmente sem nome, e é mais conhecido por Led Zeppelin IV, apesar de vários o chamarem de Untitled, IV, ou após a aparência dos quatro símbolos da banda: Four Symbols, Zoso ou Runes. Led Zeppelin IV é um dos melhores álbuns best-selling da história, e sua massiva super popularidade fez com que a banda se tornasse uma das mais populares na época.
Em torno de 2006 vendeu 23 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. A canção Stairway to Heaven, apesar de nunca ser divulgada como um single, é as vezes cotada como a mais requisitada pelas rádios.
O próximo álbum de Led Zeppelin, Houses of the Holy, foi lançado em 1973. O álbum continha um experimento, onde expandiram o uso de sintetizadores e orquestras mellotron. A canção Houses of the Holy não aparece nesse álbum, mesmo tendo sido gravada na mesma época. Ela foi lançada em 1975 no álbum Physical Graffiti.
A predominante cor laranja do álbum Houses of the Holy mostra imagens de crianças nuas escalando a calçada dos gigantes, na Irlanda. Porém, as crianças não eram mostradas frontalmente. Essa capa foi controversial até o lançamento do álbum.
O álbum chegou ao topo, e Led Zeppelin consequentemente quebrou os recordes de público em seus shows de 1973. No Tampa Stadium, Flórida, eles tocaram para 56.800 fans (quebrando o recorde dos Beatles no Shea Stadium em 1965) e embolsaram 309.000 dólares. Três shows com lotação máxima no Madison Square Gardenem Nova Iorqueforam filmados, porém a divulgação do projeto (The Song Reamins the Same) foi atrasado até 1976. Antes da apresentação final da noite, 180.000 dólares foram roubados do cofre da banda no hotel Drake.
Em 1974, Led Zeppelin tomou um tempo de folga dos shows e lançou seu próprio material, Swan Song, nomeado depois de uma canção não lançada. O logo desse material era baseado em um desenho chamado Evening: Fall of Day (1869) por William Rimmer, onde possuía uma foto de Apollo. O logo pode ser encontrado na memorabilia da banda, especialmente em camisetas.
Em adição para usar a Swan Song como um veículo para promover seus próprios álbuns, a banda expandiu seus integrantes assinando artistas como Bad Company, The Pretty Things e Maggie Bell. Esse material foi um sucesso até o fim do Led Zeppelin, pois após a banda ter se desmanchado, três anos depois esse material se foi.
Em 1975, o álbum duplo do Led Zeppelin, Physical Graffiti, foi o
primeiro lançado sobre a marca Swan Song. Era constituído por quinze canções,
cujo oito foram gravadas no Headley Grange em 1974, e as outras sete foram
gravadas depois. Um review da revista Rolling Stone se referiu ao Physical
Graffiti e ao Led Zeppelin como “material respeitavelmente artístico”,
adicionando que as únicas bandas que o Led Zeppelin teria que competir pelo
título de melhor banda do mundo eram os Rolling Stones e os The Who.
O álbum foi um massivo sucesso crítico. Um curto período após o lançamento de Physical Graffiti, todos os álbuns anteriores do Led Zeppelin re-entraram no top 200 de álbuns, fazendo com que a banda entrasse em outro tour norte americano, agora empregando sistemas de luz e som mais sofisticados. Em Maio de 1975, Led Zeppelin tocou em cinco noites com super lotação na Earls Court Arena em Londres, que era na época a maior arena britânica.
Em Novembro de 1978 o grupo gravou na Polar Studios em Estocolmo, Suécia. O álbum resultante, In Through the Out Door, exibiu experimentos sonoros que novamente atingiu os críticos. Mesmo assim, o álbum atingiu o top do ranking americano e britânico em apenas sua segunda semana de vendas.
Em Agosto de 1979, após dois shows de aquecimento em Copenhague, Led Zeppelin teve dois shows no Knebworth Music Festival, tocando para um público de aproximadamente 104.000 na primeira noite. Um curto tour europeu foi feito em Junho e Julho de 1980, realizando diversos cenários com jams longos e solos.
Em 27 de Junho, em um show em Nuremberg, Alemanha, o show foi encerrado na metade da terceira canção quando Bonham colapsou no palco e foi levado as pressas para o hospital. Especulações da imprensa sugeriram que seu colapso foi resultado de um abuso de álcool e drogas, mas a banda simplesmente afirmou que ele havia “super-reagido” a situação.
Um tour na America, o primeiro da banda desde 1977 estava marcado para 17 de Outubro. Em 24 de Setembro de 1980, Bonham foi pego pelo assistente da banda, Rex King, para ensaiar na Bray Studios. Durante a jornada, Bonham pediu para fazerem uma pausa para o café da manhã, onde ele tomou quatro doses quádruplas de vodka com um pouco de presunto. Após dar uma mordida no presunto, ele disse a seu assistente: “Café da manhã”.
Ele continuou a beber pesado quando chegou ao estúdio. Os ensaios foram finalizados no fim daquela tarde, e banda se retirou para a casa de Page. Após a meia noite, Bonham, que havia acabado de desmaiar de sono, foi carregado para sua cama. As 13:45 do dia seguinte, Benji LeFevre (novo manager de tours da banda) e John Paul Jones encontraram Bonham morto.
A causa da morte foi asfixiação de seu próprio vomito. A autópsia não revelou nenhum outra droga no corpo de Bonham. John Bonham foi cremado em 10 de Outubro de 1980 e suas cinzas foram enterradas na igreja Rushock em Droitwich, Worcestershire.
A turnê americana foi cancelada, apesar de rumores de Cozy Powell, Carmine Appice, Barriemore Barlow, Simon Kirke ou Bev Bevan entraria no grupo para repor Bonham, os outros membros decidiram acabar tudo. Um discurso na imprensa realizado dia 4 de Dezembro de 1980 relatava: “Nós desejamos que saibam que com a morte de nosso querido amigo, e o profundo senso de harmonia quebrada sentida por nós e nossos managers, nos fizeram decidir que não podemos continuar como éramos antes”, como simplesmente assinado “Led Zeppelin”.
A banda terminou em dezembro de 1980, três meses depois da morte de Bonham e desde então recusou ofertas para voltar aos palcos. A única exceção ocorreu em dezembro de 2007 quando o trio remanescente se uniu ao baterista Jason, filho de John Bonham, para um show em homenagem ao executivo da indústria fonográfica Ahmet Ertegun. Foi uma noite especial em que tocaram “Stairway to Heaven”, “Black Dog” e “Since I’ve Been Loving You”, entre outras. A apresentação virou um CD duplo, um DVD e um Blu-ray, lançados mundialmente.
Comentários
Postar um comentário