BURKINA FASO

BURKINA FASO

Burkina Faso é um país localizado no oeste da África. Antes se chamava Alto Volta, porque na parte alta de seu território nascem os três braços do rio Volta, que atravessam o país. Uagadugu é sua capital. Burkina Faso tem 19.635.000 habitantes (estimativa de 2017) e área de 270.764 km2.

Burkina Faso fica entre o Mali, a Costa do Marfim, Gana, o Togo, o Benin e o Níger. O país é formado principalmente por um território plano. O clima é geralmente seco e quente, com uma estação chuvosa. O norte faz parte do Sahel, região semidesértica ao sul do deserto do Saara. O sul é semitropical, com pântanos e florestas. Pastos e desertos ocupam grande parte do país. O Sahel tem arbustos espinhosos e pequenas árvores.

Quase metade da população pertence à etnia mossi. Os demais grupos étnicos incluem o fula, o lobi, o bobo e o mandê. O francês é a lingua oficial, mas a maior parte dos habitantes usa seus idiomas próprios, como o moré (falado pelos mossis), o fula, o diúla e outros. Cerca de 50 por cento dos habitantes seguem as religiões locais, 30 por cento são muçulmanos e 20 por cento são cristãos (em geral católicos). Mais de 80 por cento dos burquinenses vivem em pequenas cidades ou aldeias.

A população é essencialmente camponesa. Sorgo, painço, milho, cana-de-açúcar, algodão e amendoim são os principais plantios. Há criações de cabras, carneiros, vacas e galinhas. Os serviços públicos e a indústria são igualmente importantes para a economia. As fábricas produzem açúcar, óleo de cozinha, farinha, bebidas e bicicletas. O país tem reservas de ouro e de manganês.

No século XV, os povos mossi e gurma tinham seus reinos na região. No final do século XIX, a França os dominou e, em 1919, criou a colônia do Alto Volta. O país obteve a independência em 1960. Desde então, os militares derrubaram o governo eleito várias vezes. Em 1984, o governo rebatizou o país de Burkina Faso, que quer dizer “Terra das Pessoas Incorruptíveis”.

 

Comentários