RELIGIÕES PRIMITIVAS

RELIGIÕES PRIMITIVAS

 

Crença num grande número de forças, deuses e espíritos que controlam a vida cotidiana.  O culto aos antepassados e os ritos de passagem desempenham um papel importante.  A comunidade religiosa não se separa da vida social; e o sacerdócio normalmente é sinônimo de liderança política da tribo.

Culturas que não desenvolveram um sistema de escrita capaz de registrar a língua utilizada.  Porém, não significa dizer que é uma sociedade sem língua ou sem fala. Trata-se apenas de uma organização de sociedade e comunidade que ainda não desenvolveu um sistema que represente, por meio de signos ou símbolos escritos, as coisas do mundo o os sentidos delas.  “Povos Tribais Africano” e “Indígenas brasileiros” são exemplos de sociedades ágrafa.

Boa parte do conhecimento que temos sobre essas religiões, apoia-se nos relatos de observadores europeus: mercadores, colonizadores ou missionários.  As descrições são muito influenciadas pelas constantes comparações entre: 1. Vida religiosa e cultural do local. 2. Cristianismo e a cultura ocidental.

As religiões primitivas, assim como todas as outras, são influenciadas por fatores externos. Muitas adotaram elementos do Islamismo ou do cristianismo.

 

 


Comentários