JOHANNES GUTEMBERG

Johannes Gutenberg

Inventor e gráfico alemão

 

Johannes Gutenberg (1396-1468) foi um inventor alemão, o primeiro a usar a prensa e os tipos móveis de metal, inventos que revolucionaram a técnica de impressão. 

Johannes Gutenberg nasceu em Mogúncia, Alemanha, no ano de 1396. Poucos anos após seu nascimento sua família mudou-se para Estrasburgo, onde Gutemberg viveu por mais de vinte anos.

Em 1434 já era conhecido como um homem de grande habilidade mecânica, proprietário de uma oficina onde ensinava vários ofícios, entre eles o de talhador de pedra, cortador e polidor de espelhos, ourives etc.

Quando Gutemberg nasceu, a impressão de imagens era feita através de carimbos e blocos de madeira que mal permitia produzir textos. Sabe-se, que essa técnica foi usada pelo holandês Laurens Janszoon Closter, e que era antiga no Extremo Oriente.

Em 1438, Gutemberg associou-se com Andreas Dritzehene para a construção de um misterioso invento. Depois de formada a sociedade, Andreas Dritzehene  faleceu e Gutenberg se viu envolvido em um problema jurídico.

Os irmãos do falecido entraram com uma ação para rever parte do dinheiro investido, ou então aceita-los como sócios, mas a justiça deu ganho de causa a Gutenberg, porém a empresa foi desfeita. As peças que restaram do processo revelou que eles construíram uma prensa e trabalharam com formas e tipos.

Em 1448, Gutemberg voltou para Mogúncia, disposto a recomeçar sua carreira de impressor. Conheceu Johann Fust, um rico joalheiro, que lhe financiou o projeto de uma nova oficina.

Essa sociedade foi dissolvida alguns anos mais tarde e Fust moveu uma ação contra Gutemberg, exigindo a devolução do capital e juros. Como Gutemberg não podia devolver prontamente a alta soma devida, em 1455, Fust apoderou-se de todo o equipamento da oficina.

 

Como o inventor não tinha o hábito de datar e assinar seus trabalhos pouco se sabe sobre o que foi impresso nesse período. Conta-se que alguns fragmentos de um poema e de um calendário astronômico tenham sido impressos.

Segundo astrônomos, o calendário refere-se ao ano de 1448 e foi impresso com tipos móveis, criados por Gutenberg. Admitida como certa a conclusão dos astrônomos, deduz-se que a tipografia com caracteres ou tipos móveis foi usada pela primeira vez entre 1439 e 1447.

 

Johannes Gutenberg prosseguiu com sua atividade tipográfica, embora com uma oficina menor. A nova tarefa de Gutenberg era imprimir uma "Bíblia". Após imprimir as primeiras páginas surgem as dificuldades – era necessário reduzir os custos de produção.

Decidido a economizar papel, passa a usar por página, duas colunas de 42 linhas ao invés de 40, como no começo. Com toda a economia, a Bíblia de Gutenberg – o primeiro livro impresso no Ocidente, com tipos móveis, escrita em latim, resultou em um volume de 1.282 páginas.

Decidido a fazer um volume mais fino, Gutemberg e seu sócio resolvem dividir a Bíblia em dois volumes, decisão compensada, pois tudo foi vendido. Hoje, uma destas Bíblias está na Biblioteca Nacional de Paris e outra está na New York Public Library.

Enquanto trabalhava na impressão da Bíblia, imprimiu outras obras, entre elas, a “Carta de Indulgência” (1451). Gutenberg teve o mérito de ter criado e introduzido na Europa o primeiro sistema de impressão de tipos móveis de metal (chumbo e estanho).

A tipografia que inventou permaneceu inalterada até o século XX. Em 1465, Gutenberg conseguiu a proteção da corte da Mogúncia, do conde Adolfo de Nassau, que o nomeou membro vitalício de sua corte, recebendo uma pensão para seu sustento, cargo que pouco aproveitou, tendo morrido três anos depois.

Johannes Gutenberg faleceu em Mogúncia, Alemanha, no ano de 1468.

https://www.ebiografia.com/johannes_gutenberg/

 

Comentários