IMPÉRIO MONGOL

IMPÉRIO MONGOL

O povo mongol era formado por um grupo de tribos das estepes da Ásia central. No início do século XIII, o guerreiro Gêngis Khan uniu as tribos e formou um império imenso. No auge do poder, seu território se estendia das atuais China e Coreia até o leste da Europa.

A terra de origem dos mongóis se situa na atual Mongólia e no norte da China. As tribos mongóis criavam animais, levavam uma vida errante e, às vezes, juntavam-se em grupos. Quase no final do século XII, um líder chamado Temudjin assumiu o controle da assembleia-geral das tribos mongóis, que reunia os chefes de todas as tribos. Em 1206, ele adotou o título de Gêngis Khan, que significa “soberano universal”.

Os exércitos de Gêngis Khan eram temidos em toda a Ásia. Seus soldados andavam a cavalo e lutavam com arco e flecha. Em 1215, os mongóis haviam tomado o norte da China. Quando Gêngis Khan morreu, em 1227, os mongóis controlavam um território que ia da costa da China até a Rússia europeia.

Após a morte de Gêngis Khan, seus filhos continuaram ampliando o império, que foi dividido em quatro canatos, ou principados. Um deles, sob o nome de Horda de Ouro, movimentou-se para o oeste, da Rússia para a Hungria. Outro grupo mongol foi para o Irã e o atual Iraque.

Em 1260, Kublai, neto de Genghis Khan, tornou-se o novo cã (khan, ou chefe) e, durante seu império, o poder mongol chegou ao auge. Kublai Khan, porém, estava mais interessado na China, da qual se considerava imperador. Assim, transferiu sua capital para a atual Pequim. Depois de derrotar a dinastia Song, do sul da China, fundou a dinastia Yuan, ou Mongol, a qual dominou todo o país. Seus sucessores se mantiveram no poder até 1368.

O Império Mongol começou a declinar no século XIV. A dinastia Ming dominou a China por volta de 1368. Em 1380, um grupo liderado por russos derrotou a Horda de Ouro.

 O último imperador mongol importante foi Timur Lang, ou Tamerlão, que morreu em 1405. Suas conquistas abrangeram desde a Índia e a Rússia até o mar Mediterrâneo. Mas o império de Tamerlão acabou em 1506. Por fim, o vasto Império Mongol ficou reduzido à terra original dos mongóis e a pequenos reinos esparsos.

Os mongóis perderam o poder em parte devido ao modo como governavam seus territórios. Uma vez que dependiam de pessoas locais para governar no dia a dia as terras conquistadas, os imperadores mongóis deixaram escapar das mãos o controle de seus domínios.

https://escola.britannica.com.br/artigo/Imp%C3%A9rio-Mongol/481941

 

 

Comentários