AVALIAR É TRI! SERÁ?


 

AVALIAR É TRI! SERÁ?

                Na coluna anterior escrevi de como é difícil escrever sobre educação em um país como o nosso, mas sou teimoso e aqui estamos novamente, afinal como diz o ditado popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

                No mês de junho precisamos o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, logo após uma avaliação denominada pelo governo de “Avaliar é Tri”. Enquanto escrevo essa coluna não temos acesso ainda aos resultados, mas podemos fazer algumas ponderações.

                Primeiro, essa  avaliação não foi feita aqui no Rio Grande do Sul, ela foi elaborada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nada contra a Universidade de Juiz de Fora, mas na minha modesta opinião a elaboração dessa avaliação tinha feito por aqui, por instituições que conhecem melhor a situação do nosso Estado. Bom, temos uma “estrangeira” na Secretaria da Educação, então não é de se estranhar. Segundo, ao que consta, ela já teria sido aplicada em Minas Gerais e São Paulo, portanto, se trata de uma avaliação já aplicada e, inclusive com questões divulgadas na internet.

                Pois bem, a aplicação das provas nas escolas do nosso estado se deu no período de 24 de maio a 11 de junho. A aplicação se deu de duas formas: presencial (cada escola organizou o seu cronograma de aplicação dentro do período destinado pela secretaria); e também, os alunos poderiam fazer a prova online. Eis a questão, a avaliação já está comprometida, por ter sido aplicada de formas distintas. Os alunos que a fizeram presencial não tinham acesso à consulta como os alunos que fizeram em casa pelo formato online, através de uma plataforma. Esses alunos, além de ter um prazo maior, tinham tempo para consultar as respostas da prova, inclusive na internet. E não vamos ser ingênuos, de pensar que grande parte dos alunos não fizeram isso; enquanto outros marcaram qualquer resposta para efetivar a sua participação.

                Portanto, qual seja o resultado dessa avaliação, a de se avaliar muitas questões, pois teremos resultados muito diferentes. Claro que se vai ter uma média. Mas na educação o objetivo é o indivíduo, a aprendizagem de cada aluno é importante.  É sabido e inegável que o déficit da aprendizagem está muito grande, mas não nos esquecemos de que ele já era, muito antes da pandemia, devido a muitos outros fatores, conhecidos de todos, mas varridos para baixo do tapete. Mas estou curioso para ver os resultados, até porque as provas eram muito fáceis em alguns níveis e complicada para outros. Não existiu um equilíbrio. Isso que eu nem mencionei sobre a matriz curricular imposta pelo Estado (os conteúdos que os professores têm que passar para os alunos), a qual eu resumo em uma palavra para vocês: surreal. Mas avaliar é importante, não sei se é tri? Mas com seriedade e comprometimento de verdade, avaliar é sempre importante.

Prof. Fabrício Colombo de Aguiar

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