HISTÓRIA DO RAP


 RAP

O rap é um estilo musical basicamente rítmico, com falas rimadas. Ele é parte importante da cultura hip-hop. Muitas pessoas chamam a música dos rappers de hip-hop.

Em geral, as canções de rap contam histórias sobre rappers e suas origens. Algumas falam do racismo e de seus efeitos sobre os negros. Na maioria, os rappers são homens, mas também há rappers mulheres, como Queen Latifah, Lauryn Hill, Missy Elliott e o grupo Salt-N-Pepa. Quase todos os artistas de rap que fazem sucesso mundial são dos Estados Unidos.

O rap surgiu no início dos anos 1970, nos bairros negros de Nova York. O primeiro rapper foi provavelmente o DJ jamaicano Kool Herc. Kool Herc tocava nas festas do bairro do Bronx, em Nova York, usando dois toca-discos. Enquanto a música tocava, ele papeava, ou conversava (rap, em inglês), com a plateia.

Logo outros DJs desenvolveram o discurso musical com rimas que ficou conhecido como rap. Entre os primeiros rappers estavam Afrika Bambaata e Grandmaster Flash. Em 1979, a canção “Rapper’s Delight”, de Sugarhill Gang, foi o primeiro grande sucesso de rap.

Durante os anos 1980, o rap se misturou a outros estilos de música popular, como o rock e a soul music. Um dos exemplos mais bem-sucedidos desse encontro foi a canção “Rock this Way”, interpretada por Aerosmith e Run-D.M.C., em 1986. Alguns dos artistas de rap mais populares dessa época foram LL Cool J, Beastie Boys, De La Soul e o grupo Public Enemy, que se destacou por suas canções com fortes mensagens políticas.

Nos anos 1990, uma forma de rap conhecida como gangsta rap se tornou popular. Canções desse gênero, interpretadas por N.W.A. e Ice-T, entre outros, falavam do uso de drogas, das gangues e da violência nas cidades. Um dos maiores artistas do gênero gangsta rap foi Tupac Shakur, que vendeu mais de 75 milhões de discos. Ele morreu em um tiroteio, em 1996. Outros grupos continuaram a misturar o rap com diferentes formas de música, como os Fugees (com o reggae) e o OutKast (com o funk). Eminem, Chris Brown, Kanye West, JAY-Z, Lil Wayne e o grupo The Black Eyed Peas são outros artistas de sucesso no rap.

No Brasil, o rap apareceu nos anos 1980, no Rio de Janeiro e, mais fortemente, em São Paulo. O movimento surgiu entre jovens da periferia. Eles se reuniam no centro da cidade, em locais como a Estação São Bento e a Praça Roosevelt, para se expressar através do rap e do breakdance (um estilo de dança de rua que também faz parte da cultura hip-hop). No início, os rappers eram conhecidos como tagarelas. O grupo Racionais MCs e a dupla Thaíde & DJ Hum foram alguns dos primeiros nomes a se destacar no rap nacional. Outros artistas conhecidos do gênero incluem Marcelo D2, Gabriel o Pensador, MV Bill, Rappin’ Hood, Emicida, Negra Li e Karol Conka.

https://escola.britannica.com.br/artigo/rap/482331

 

Comentários