O SURGIMENTO DE ROMA – O PERÍODO MONÁRQUICO


O SURGIMENTO DE ROMA – O PERÍODO MONÁRQUICO
A Península Itálica foi sucessivamente ocupada por samnitas, sabinos, latinos, gregos e etruscos. A cidade de Roma teria surgido por volta do ano 1000 a.C., com a ocupação da região do Lácio pelos latinos. Outra versão sobre sua origem, de características mitológicas, baseada nas versões de Tito Lívio e Virgílio, seria a da sua fundação pelos dois irmãos Rômulo e Remo. Após serem salvos da morte por uma loba, teriam sido amamentados por ela e, posteriormente, Rômulo teria se tornado o primeiro rei da cidade. Para melhor compreensão da evolução e do desenvolvimento da sociedade romana, seu estudo será dividido em três formas de organização: Período da Realeza ou Monarquia, a República e o Império.
A forma monárquica prevaleceu em Roma desde a sua fundação até a formação da República, em 509 a.C. A partir do século VII a.C., prevaleceu o poder dos reis etruscos que invadiram a península e a dominaram. O rei possuía caráter sagrado, exercia o Poder Executivo e era o chefe militar e religioso. Seu poder era, no entanto, controlado pelo Senado. Existia, ainda, uma Assembleia ou Cúria, formada por homens em idade militar, que podia rati car ou não as decisões do Senado.
A sociedade romana era dividida entre os patrícios, os plebeus e os escravos. Os patrícios formavam a elite econômica, concentrando a propriedade da terra, e o poder político, já que controlavam o Senado. A plebe era formada por homens livres, que, no entanto, não tinham direitos políticos. Parte dos plebeus vivia sob o domínio dos patrícios, sendo, por isso, chamados de clientes. Por m, os escravos ocupavam a parte inferior da pirâmide social. Eram a força de trabalho e se encontravam nessa situação por dívidas ou por derrotas nas guerras.
O último rei etrusco foi retirado do poder após uma série de revoltas da plebe, que passou a exigir maior participação política, em detrimento do aumento do poder econômico dos patrícios, decorrente do crescimento das atividades comerciais. Inicia-se, a partir desse momento, a República Romana.

Comentários