UM CASAMENTO PERFEITO


UM CASAMENTO PERFEITO
    A verdade nua e crua é que os governos não têm interesse nenhum em investir na educação de fato, muito menos resolver os seus problemas, que são os mesmos há décadas. Para piorar, surgem discursos imbecis sobre doutrinação nas escolas. Se os professores, realmente tivessem esse poder, o país não tinha tanto político corrupto e mal caráter, mas enfim.
A outra verdade nua e crua é que a culpa não é só dos governantes, também é de muitas famílias, que assim como os governantes não estão interessadas na qualidade da educação dos seus filhos. A preocupação de muitas famílias é ter um lugar para deixar os seus filhos (como se as escolas fossem creches ou depósitos) e de preferência que os professores façam o papel que é responsabilidade dos pais fazerem. Papel de professor não é educar os filhos dos outros, é escolarizar, oportunizar o acesso ao conhecimento.
Mas a partir desses dois interesses comuns entre governantes e sociedade (não toda, mas grande parte dela), se dá um casamento perfeito, que é extremamente nocivo para a educação brasileira. Tanto os governantes como a sociedade não estão preocupados com a qualidade do ensino e das escolas, só querem que elas existam para resolver os seus problemas: os governantes para dizerem que se preocupam com educação e como virou moda atualmente ter em quem colocar a culpa da situação do país; e os pais (lembrando, nem todos, mas muitos)para que as escolas façam o que eles deveriam fazer. (FCA).


Comentários